A administração municipal de Ponta Grossa continua empenhada na modernização dos sistemas da cidade e na promoção de um ambiente inovador e interconectado. Com o objetivo de fortalecer ainda mais o papel da cidade como um laboratório vivo, onde empresas, governo, instituições de ensino e usuários colaboram no processo de criação, prototipagem, validação e teste de soluções em situações reais, a prefeitura está iniciando, nesta semana, a implementação da inteligência artificial na operação dos semáforos da cidade.
Essa iniciativa está dentro da vertente de Integração e Cooperação do Vale dos Trilhos e constitui um projeto piloto fruto da colaboração entre a prefeitura e a Telmex, uma empresa do grupo Claro.
“O uso de novas tecnologias com foco na inovação é um dos principais objetivos da nossa gestão. Por isso, temos investido em diversas frentes no intuito de promover uma verdadeira transformação no modo em como a Prefeitura organiza e articula seus serviços e ações. Isso tudo é muito importante para que estejamos na dianteira das mudanças e nossa cidade siga como exemplo em tecnologia e inovação”, declara a prefeita Elizabeth Schmidt.
Segundo Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, os cruzamentos das ruas Saldanha da Gama com Francisco Ribas e das ruas Suíça com Aldo Vergani já receberam a instalação dos dispositivos de inteligência artificial. O período de teste dessa tecnologia será de 60 dias.
“A Agência de Inovação e Desenvolvimento e toda a gestão municipal tem buscado consolidar Ponta Grossa como uma cidade inteligente, com espaços que permitem a experimentação de tecnologias em um mercado real abrindo espaço para novas ideias e soluções que tenham modelos de negócios inovadores em prol da melhoria da qualidade de vida do cidadão.
No caso dos semáforos inteligentes, eles fazem parte um acordo de cooperação técnica científica com a Telmex, uma empresa do grupo Claro, que tem por objeto o teste e validação de sistemas de controles semafóricos com inteligência artificial, capazes de otimizar fluxos de veículos em tempo real, possibilitando a melhoria da fluidez viária da cidade”, explica.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, a implantação do projeto dará subsídios para que Ponta Grossa defina ações mais precisas e ágeis para o trânsito.
“A tecnologia tem assumido um papel cada vez mais importante na composição de soluções inteligentes e específicas para cada local. No caso de Ponta Grossa, o uso da inteligência artificial dedicado ao trânsito poderá permitir ajustes em relação ao tráfego de veículos, além de contribuir para que possamos adaptar o sistema semafórico de modo mais dinâmico de acordo com as características de cada situação e de forma praticamente imediata”, comenta.
–
Via Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.