No dia 02 de Dezembro, comemora-se o Dia Nacional do Samba em homenagem ao compositor Ary Barroso, um dos mais famosos compositores de samba da história. Nesse dia, ele visitou pela primeira vez Salvador, Bahia, e um vereador propôs homenageá-lo, estabelecendo o Dia do Samba nesta data no calendário regional, que com o passar dos anos acabou se tornando uma comemoração a nível nacional.
Em Ponta Grossa, esse seguimento cresceu, e vários bares colocaram o estilo em destaque. Confira a lista:
1. Engenho 227
- Endereço: Rua XV de Novembro, 284 – Centro
- O Engenho vem se consolidando no estilo em Ponta Grossa, já que após a inauguração da área externa, os grupos de pagode fazem as apresentações lá, onde o público realmente se empolga e anima ao som das melhores músicas do gênero. Destaque mais uma vez para a feijoada que é acompanhada sempre ao som de pagode.
2. Sol de Verão
- Endereço: Rua Campos Vergueiro, 97 – Uvaranas
- Esse bar é especialista no assunto há muitos anos, toda referência do local é em homenagem a esse estilo tão brasileiro. Por lá, rola samba em alguns dias do final de semana, inclusive com feijoada (que ainda não conheço mas estou ansiosa de tanto falarem). O Sol de Verão é tão referência, que eles já trouxeram nomes como Alexandre Pires, grupo Pixote, Salgadinho e outros artistas locais que são conhecidos no samba regional também.
3. Seu Barzin
- Endereço: Rua Riachuelo, 500 – Centro
- Aos sábados rola um samba e pagode para acompanhar a tradicional feijoada do Seu Barzin. Quando o tempo ajuda, o som é na área externa, e é uma delícia comer a feijoada com uma cerveja gelada, muita gente bonita ao som de memoráveis letras do gênero. Não menos interessante, o salão, quando chove, é que dá lugar às apresentações, em um ambiente impecável para tal. Recomendo!
4. Garden
- Endereço: Ria Silva Jardim, 600 – Centro
- Domingo é o dia que o Garden leva o melhor do samba e pagode no local, e não tem melhor que eles nesse dia. Quem passa em frente ao bar já sabe que o lugar está sempre cheio, e ninguém fica parado, o que é mais gostoso de aproveitar, não é mesmo? O Garden tem um ambiente maravilhoso, espaçoso e um cardápio delicioso.
5. Sunset
- Endereço: Rua Prudente de Morais, 232 – Vila Estrela
- O Sunset já é um dos mais tradicionais em samba aqui na cidade. O bar que fica no Jardim América conta com um público fiel que não tem vergonha de sambar, até porque lá ninguém fica parado.
6. El Borracho
- Endereço: Rua Júlio de Castilho, 773 – Centro
- O El Borracho tem pagode aos domingos também. O local é novo na cidade mas já está dando o que falar levando nomes de peso para animar os clientes. Ambiente colorido, divertido e perfeito para sambar.
Celebre o Dia do Samba nesses locais que contribuem para manter viva a rica tradição desse gênero musical brasileiro.