Prefeitura inova com sistema de ‘Botão do Pânico’ para proporcionar maior segurança às escolas!

Prefeitura adota sistema com 'Botão do Pânico' para proteger alunos, professores e funcionários nas instituições de ensino.

A Prefeitura de Ponta Grossa apresentou, nesta quarta-feira ( 28), o sistema de segurança com botão de pânico que será utilizado por todas as escolas e cmeis do Município nas próximas semanas. A medida faz parte do Programa Escola Mais Segura, iniciativa que prevê a implementação de ações voltadas à ampliação da segurança nas unidades de ensino da Prefeitura. O local escolhido para apresentar o aplicativo foi a Escola Municipal Prefeito Ernesto Guimarães Vilela, no Jardim Paraíso. 

“Nosso foco sempre foi a defesa da vida e do patrimônio público, principalmente das nossas crianças. Por isso, temos trabalhado com muita seriedade para ampliar a segurança das nossas instituições de ensino. Como resultado desse trabalho, agora teremos mais uma ferramenta estratégica monitorada pela nossa Secretaria de Cidadania e Segurança Pública e que será ligada com a Central de Monitoramento 153,permitindo ações ainda mais rápidas e efetivas em casos de emergência envolvendo nossas escolas e cmeis”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt.

De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança Pública do Município, Tânia Sviercoski, o aplicativo disponibilizado para as escolas contará com o botão do pânico e diversas outras funções que poderão ser utilizadas por professores e funcionários das instituições. 

“Além do botão do pânico, essa ferramenta também permite o contato para outros atendimentos relacionados à segurança dos espaços, tudo de forma online e com a possibilidade do acesso ao sistema de câmeras da instituição e ao envio de vídeos e fotos diretamente para as equipes da Central de Monitoramento 153 da Guarda Civil Municipal”, explica.
A integração do sistema à Central de Monitoramento acontecerá de forma gradual, com previsão de finalização dos trabalhos até a conclusão do recesso escolar. 

“Durante as próximas semanas, será realizada a disponibilização dos aplicativos para servidores indicados pelas instituições e a integração das câmeras à nossa central. Uma vez finalizados esses procedimentos, nossas equipes terão acesso direto aos pedidos de atendimento e informações adicionais, o que contribuirá para que os trabalhos sejam desenvolvidos de forma mais célere e direcionada”, completa Tânia. 

Segundo a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, o funcionamento do aplicativo irá somar com as outras ações que já vêm sendo desenvolvidas junto à comunidade escolar.

“Temos várias frentes para aumentar a segurança de nossas crianças e de toda a comunidade escolar, desde o eixo pedagógico até o eixo da infraestrutura de segurança, que envolve a vigilância com as câmeras e o novo sistema, em conjunto com a Cidadania e Segurança Pública. É um grande conjunto de ações, planejado em todos os aspectos, visando o bem-estar e o aprendizado de nossos alunos”, ressalta.

Regina de Fátima Neumann, diretora da Escola Municipal Ernesto Guimarães Vilela, destaca o caráter inovador do sistema. “Como diretora da escola, achei espetacular. Não imaginava como era todo o funcionamento do sistema. Agora que eu e a equipe entendemos como funciona, vemos que será muito importante, será mais uma segurança para a nossa escola e para toda a cidade, que terá todas as câmeras interligadas, algo inovador”.

Para a presidente do Conselho Escolar, Roseane de Paula Souza, a implantação do sistema será muito positiva para a comunidade. 

“Achei bem interessante. A integração abrange um todo que fará bem tanto para a escola quanto para a comunidade. Como mãe, fico feliz e me sinto mais segura, porque é mais segurança para os nossos filhos”, declara. 

Integração
Além da implantação do Botão do Pânico, a Prefeitura de Ponta Grossa tem intensificado as ações de proximidade e de integração junto às comunidades escolares do Município. Os trabalhos envolvem equipes da Guarda Civil Municipal e são realizados com ênfase na atuação dos grupamentos de proteção patrimonial e da Ronda Comunitária Escolar com o apoio das equipes do Departamento de Cidadania e da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária da Secretaria.  

Segundo a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, a integração com a comunidade se dá de diversas formas, incluindo a realização de palestras, blitze educativas, visitas direcionadas, reuniões, panfletagem, entre outras ações. 

“A presença constante dos agentes nas escolas e Cmeis é essencial para o fortalecimento dos laços com a comunidade e isso é muito importante também para a ampliação da segurança da população, uma vez que é através da proximidade e da confiança que conseguimos realizar ações mais eficientes e alinhadas com as necessidades de cada local”, aponta. 

Ronda Comunitária Escolar

Desde a criação do Grupamento de Ronda Comunitária Escolar Municipal (GRCEM), o Município tem trabalhado na intensificação de medidas de articulação voltadas à ampliação da segurança das comunidades escolares.
Somente no período entre 24 de abril e 19 de junho, foram registradas 35 visitas direcionadas, 14 reuniões com a comunidade, além de levantamentos direcionados aos laudos de segurança das escolas, palestras e blitz educativa. 

“Todos os trabalhos são direcionados às necessidades das escolas e cmeis, o que permite que tenhamos informações substanciais sobre a condição de cada espaço, as melhorias que podem ser feitas e quais ações mais indicadas para cada região”, finaliza a secretária Tânia Sviercoski. 

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Em busca de emprego? Não perca as vagas em Ponta Grossa em 17/06!
As vagas de emprego disponíveis nesta segunda (17), segundo Sine Ponta Grossa
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.