A cantora Katy Perry e outras cinco mulheres fizeram história na manhã desta segunda-feira (14) ao participarem de uma missão de turismo espacial promovida pela Blue Origin. Batizada de NS-31, a missão foi a primeira da empresa a contar exclusivamente com uma tripulação feminina.
O foguete New Shepard, da Blue Origin — empresa de tecnologia espacial fundada por Jeff Bezos — foi lançado às 10h31 (horário de Brasília), no estado do Texas, Estados Unidos. A cápsula atingiu a Linha de Kárman, a 100 quilômetros de altitude, considerada a fronteira simbólica entre a Terra e o espaço.
Além de Katy Perry, estavam a bordo a jornalista Lauren Sánchez, noiva de Jeff Bezos; a ex-cientista de foguetes Aisha Bowe; a cientista e ativista Amanda Nguyen; a produtora de filmes Kerianne Flynn; e a jornalista Gayle King. A experiência durou cerca de 11 minutos no total, e tanto a cápsula quanto o foguete retornaram à Terra em segurança pouco depois.
Embora o voo não tenha escapado completamente da gravidade terrestre, a viagem ofereceu às passageiras alguns minutos de gravidade reduzida e uma vista privilegiada do planeta.
Nas redes sociais, Katy Perry expressou a empolgação com a jornada, afirmando: “Eu sonho em ir para o espaço há 15 anos e amanhã esse sonho se tornará realidade. A Taking Up Space Crew será lançada amanhã de manhã e estou muito honrada de estar ao lado de outras cinco mulheres incríveis e inspiradoras enquanto nos tornamos a primeira tripulação espacial totalmente feminina” Após o retorno à Terra, visivelmente emocionada, a cantora beijou o chão em um gesto simbólico e revelou que pretende transformar a experiência em inspiração para uma nova música.