Elizabeth Silveira Schmidt, candidata do União Brasil, foi reeleita prefeita de Ponta Grossa e estará à frente do ‘Palácio da Ronda’ pelos próximos quatro anos, assumindo oficialmente em 1º de janeiro. A nova gestão terá o desafio de administrar um orçamento recorde de R$ 1,89 bilhão.
A confirmação da vitória foi divulgada pela Justiça Eleitoral às 18h04, com Elizabeth obtendo 96.407 votos, correspondendo a 53,72% dos votos válidos. A deputada estadual Mabel Canto (PSDB), adversária na disputa, obteve 83.064 votos, ou 46,28% dos votos válidos. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) registrou um total de 179.471 votos válidos na cidade, além de 6.081 votos nulos e 4.670 em branco. A abstenção foi de 26,69%.
Coligação e Propostas
Concorrendo pela coligação ‘A Força da Verdade’, formada por União Brasil e MDB, Elizabeth teve como candidato a vice o pastor Moisés Faria (MDB), que substituirá Capitão Saulo no cargo em janeiro de 2025. Aos 73 anos, Elizabeth traz em seu histórico político a atuação como secretária municipal e vice-prefeita, além de ter sido eleita prefeita em 2020.
Para o novo mandato, Elizabeth pretende dar continuidade às ações de sua gestão atual, com ênfase em projetos como a pavimentação de vias, a ampliação da guarda municipal com a contratação de 300 novos agentes, a implementação de uma gestão plena na saúde e a construção de um novo Mercado Municipal no prédio do antigo 26 de Outubro. A prefeita destacou que a saúde pública será sua prioridade no próximo mandato.