‘Dia D’ contra a gripe terá dez pontos de vacinação em Ponta Grossa

Ação ocorre neste sábado (13) em nove Unidades de Saúde e no Ônibus da Vacina
Foto: PMPG/Divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa organiza intensa mobilização da Saúde neste sábado (13), quando ocorre o Dia D de Vacinação contra a gripe. Ao todo, nove salas de imunização e o Ônibus da Vacina vão estar abertos para receber o público-alvo da campanha. Todos os pontos vão atender das 9h às 17h, sem pausa no horário de almoço.

O Departamento de Imunização informa que estarão em funcionamento as salas de vacina das seguintes Unidades: Alfredo Levandoski (Gralha Azul), Cyro de Lima Garcia (Oficinas), Júlio de Azevedo (Vila Vilela), Luís Conrado Mansani (Uvaranas), Rômulo Pazzinato (Nova Rússia) e Santo Domingo Zampier (Costa Rica). Também haverá vacina contra gripe disponível na zona rural: CRUTAC (Itaiacoca), João de Oliveira Bello (Guaragi) e José Sebastião Rodrigues (Pinheirinhos).

Além desses pontos, a imunização estará disponível no Ônibus da Vacina, que estará na Estação Saudade, no Centro. O funcionamento também é das 9h às 17h.

“Nossa meta é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus influenza na população-alvo da vacinação”, reafirma a coordenadora do Departamento de Imunização da Fundação Municipal de Saúde, Stela Godoy.

Grupos prioritários

Nesta etapa a vacina segue destinada aos grupos prioritários. Estão elencados para receberem a imunização: crianças de seis meses a menores de seis anos; crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos.

Também compõem grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários. Fazem parte, ainda, funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

“A vacinação objetiva minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde”, comenta a presidente da Fundação de Saúde, Priscila Degraf, reforçando que em todos os pontos de vacinação do Dia D haverá equipes compostas por enfermeiro e técnicos de enfermagem.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Justiça prorroga prisão de envolvidos no caso Geovana
A justiça prorrogou, no final da tarde de hoje (24), por mais trinta dias, a prisão dos suspeitos de envolvimento no homicídio de Geovana, menina de 10 anos que foi baleada na cabeça e faleceu em decorrência
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.