Guarda Costeira encontra destroços próximos aos restos do Titanic durante busca pelo submarino Titan

Descoberta de destroços aumenta expectativas, mas confirmação ainda é necessária
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Guarda Costeira encontrou destroços hoje, quinta-feira (22), nas áreas de busca pelo submarino Titan, que desapareceu durante uma expedição ao Titanic.

Segundo a Guarda Costeira, os destroços foram descobertos próximo aos restos do Titanic por uma das sondas em operação. Uma entrevista coletiva sobre a descoberta está agendada para a tarde desta quinta-feira, por volta das 16h, horário de Brasília.

“Uma área com destroços foi descoberta dentro da área de busca por um veículo não tripulado perto do Titanic. Especialistas do comando unificado estão avaliando as informações”, disse o comando Nordeste da Guarda Costeira norte-americana, que coordena as operações de busca.

Os destroços foram localizados pela sonda de um navio militar canadense chamado Horizon Artic.

Nesta manhã, a sonda canadense, juntamente com dois robôs capazes de explorar o fundo do mar, alcançou a profundidade máxima do Oceano Atlântico dentro da área de busca, que abrange cerca de 20 mil metros quadrados.

Os restos do Titanic estão a 3.800 metros de profundidade no mar, em um ponto do Oceano Atlântico aproximadamente 600 quilômetros da costa do Canadá.

Foto: OceanGate Expeditions/Handout via REUTERS / BBC News Brasil
Oxigênio

A descoberta dos destroços ocorre cerca de cinco horas após o esgotamento do prazo máximo de duração do oxigênio dentro do submarino, estimado pela Guarda Costeira com base nos cálculos do horário de início da viagem, na tarde de domingo (18).

Na terça-feira (20) e quarta-feira (21), um avião das Forças Armadas do Canadá registrou ruídos semelhantes a batidas na mesma área de busca. Essa foi a primeira indicação de que os ocupantes do submarino poderiam estar vivos. No entanto, até a última atualização, as autoridades não confirmaram se os ruídos vinham da embarcação perdida.

Por esse motivo, as equipes de busca, compostas por militares e várias embarcações, aviões e sondas dos Estados Unidos, Canadá e França, estão trabalhando contra o tempo para tentar localizar o submarino, que mede 7 metros de comprimento, 2,5 metros de altura e 2,5 metros de largura.

Hoje de manhã, um navio de pesquisa francês com um robô de mergulho reduziu a velocidade enquanto procurava na área onde o Titan perdeu contato com a base no último domingo.

O Titan transporta cinco pessoas, incluindo o proprietário da OceanGate, a empresa dona do submarino. A previsão da OceanGate era que a viagem até o local onde estão os destroços do Titanic durasse aproximadamente 2,5 horas.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Connect Week começa na segunda-feira (08) e promete movimentar os Campos Gerais em uma semana de eventos
Serão mais de 60 eventos distribuídos entre os dias 8 e 14 de abril, envolvendo inovação nas mais diversas áreas
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.