Ateliê abre inscrições para curso gratuito de gravuras em Ponta Grossa

Projeto ‘Gravuras Urbanas’, realizado com incentivo do Profice, vai selecionar 10 alunos, que receberão bolsa de estudos mensal
Foto por Fábio Ansolin | Divulgação

Ponta Grossa irá receber um novo curso de formação na área das artes visuais, voltado para o ensino e a produção de gravuras com inspiração no cenário urbano. É o ‘Gravuras Urbanas’, um projeto artístico que propõe a criação de um ateliê de gravuras na cidade, com atividades ministradas pelos arte educadores Ellen Biora e Fernando Bertani. As inscrições para a primeira turma estão abertas até o dia 05 de maio e podem ser feitas através do link. O projeto tem o patrocínio das empresas Copel e Continental, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice).

As aulas serão gratuitas e acontecerão todas segundas-feiras entre 13 de maio e 26 de agosto, no Memorial Ponto Azul. São ofertadas 10 vagas, tendo como público-alvo pessoas maiores de 18 anos e residentes em Ponta Grossa, com ou sem experiência em artes visuais. Os inscritos serão avaliados levando em conta a motivação para participação, equidade de gênero, disponibilidade de tempo e multiplicidade de participantes. Todos os selecionados receberão uma bolsa de estudos no valor mensal de R$ 200,00, para auxiliar nos custos básicos de transporte e alimentação. Metade das vagas são reservadas para cotas de ação afirmativa e inclusão social, voltadas a pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e pessoas com baixa renda inscritos no CadÚnico.

Produzido pela Inspire Projetos Criativos, o projeto é viabilizado através do Profice, da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa e coordenação administrativa da Estratégia Projetos Criativos. A ação busca proporcionar um espaço de ensino, produção e difusão da gravura de forma coletiva e colaborativa. Para Ellen Biora, proponente do projeto, as atividades vão além de uma prática artística de lazer. “O projeto faz com que os alunos visualizem possibilidades de atuação profissional, se assim o desejarem, nas respectivas áreas, contribuindo para que percebam que a arte não é apenas fonte de entretenimento, mas de campo de estudo e linguagem humana”, afirma. 

O curso terá a abordagem metodológica Triangular, de Ana Mae Barbosa, que visa desenvolver a arte através da contextualização, da apreciação e do fazer artístico. As aulas serão divididas em quatro módulos, sendo eles: Introdução à Gravura, Xilogravura, Gravuras Urbanas e desenvolvimento do projeto final. Além das atividades educativas, o projeto também realizará uma exposição coletiva temporária com a confecção de um catálogo digital reunindo todas as obras dos artistas participantes do projeto.

Professores

Ellen Biora – Arte Educadora e Artista Visual. Mestra em Educação, com formação em licenciatura e bacharelado em Artes Visuais pela UFPR. Trabalha como arte educadora há 10 anos em museus de arte e centros culturais realizando cursos, oficinas, formação de professores e visitas mediadas em exposições. Como artista, investiga a linguagem da gravura explorando técnicas tradicionais, como a gravura em metal, em diálogo com desdobramentos contemporâneos como a papelografia e processos de transferência de fotografias. Possui obras no acervo do Museu de Artes da UFPR e no Acervo Municipal da Prefeitura de Ponta Grossa.

Fernando Bertani – Xilogravurista e Professor de Geografia. Atua como Arte Educador e possui experiências no ensino superior presencial e a distância. Já ministrou diversas oficinas e saídas de campo para diferentes grupos, trabalhando temáticas de artes plásticas, musicalização e aspectos socioculturais. Como gravurista, iniciou suas atividades em 2020 e a partir da técnica de xilogravura explora temáticas de olhares selvagens, ancestralidade e corpo/música.

Serviço 

As inscrições seguem até o dia 05/05 (domingo) pelo link.

O edital completo pode ser acessado clicando aqui.

Mais informações: gravurasurbanas@gmail.com ou no Instagram @gravurasurbanaspg 

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Justiça prorroga prisão de envolvidos no caso Geovana
A justiça prorrogou, no final da tarde de hoje (24), por mais trinta dias, a prisão dos suspeitos de envolvimento no homicídio de Geovana, menina de 10 anos que foi baleada na cabeça e faleceu em decorrência
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.