Caixa libera abono salarial para nascidos em novembro e dezembro

Saiba como receber o benefício e evite perder o prazo para solicitar abonos esquecidos de anos anteriores.
Brasília: Prédio da Caixa Econômica Federal. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em novembro e dezembro receberão o abono salarial referente ao ano-base 2021 a partir desta segunda-feira, 17 de julho. O pagamento foi iniciado pela Caixa Econômica Federal em 15 de fevereiro, seguindo o mês de nascimento do beneficiário.

O abono salarial, no valor de até um salário mínimo, é destinado aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Para receber o abono, é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

No caso de servidores públicos, militares e empregados de estatais inscritos no Pasep, a liberação ocorre pelo Banco do Brasil, nas mesmas datas do PIS. Ambos, PIS e Pasep, terão o prazo até 28 de dezembro para disponibilizar os recursos. Após essa data, os valores voltarão para o caixa do governo.

Neste lote, serão pagos R$ 4,25 bilhões a 4.202.121 trabalhadores. Desse total, 3.659.893 têm direito ao PIS e 544.228 ao Pasep.

Os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2021.

Estima-se que aproximadamente 22 milhões de trabalhadores receberão o benefício, totalizando mais de R$ 20 bilhões em recursos provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem possui conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.

Para aqueles que não conseguirem abrir a conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha em terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, seguindo o calendário de pagamento.

Abonos esquecidos:

Desde 15 de fevereiro, cerca de 400 mil trabalhadores esqueceram de retirar o abono do PIS/Pasep referente a 2020. Agora, é possível solicitar o dinheiro ao Ministério do Trabalho. Os valores ficaram disponíveis até 29 de dezembro do ano passado, mas quem perdeu o prazo tem até cinco anos para fazer o pedido por meio de recurso administrativo.

Para abrir o recurso administrativo ao Ministério do Trabalho, existem três formas: presencialmente, por telefone ou pela internet. O pedido presencial pode ser feito em qualquer unidade do Ministério do Trabalho, incluindo Superintendências Regionais de Trabalho e Emprego, Gerências Regionais do Trabalho e Emprego, agências regionais, agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e unidades móveis do trabalhador. O endereço mais próximo pode ser encontrado na página da pasta na internet.

Os pedidos por telefone devem ser feitos por meio da Central Alô Trabalhador, no número 158. As ligações podem ser feitas das 7h às 19h e são gratuitas para telefones fixos e cobradas para celulares. Pela internet, o trabalhador pode fazer o pedido no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou por e-mail. Os e-mails devem ser escritos para trabalho.uf@mte.gov.br, trocando “uf” pela sigla da unidade da Federação onde o trabalhador mora.

Via Agência Brasil.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Campanha de doações do Paraná já reuniu 11,5 mil toneladas ao Rio Grande do Sul
De acordo com a coordenação do SOS RS, a prioridade no momento são alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal. Os mantimentos estão atendendo, principalmente, famílias que ainda estão desalojadas ou em abrigos
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.