Votação para aumento de cadeiras de vereadores acontece nessa segunda (01)

A câmara discute o aumento das cadeiras dos vereadores de 19 para 23 representantes
Foto Câmara Municipal de Ponta Grossa/Reprodução

Nesta segunda acontece a sessão ordinária onde os vereadores de Ponta Grossa irão analisar o projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM). A votação discute o aumento de 19 para 23, no número de vagas para o Legislativo Municipal a partir de 2025. A medida propõe que o número de cadeiras retorne ao número que vigorou entre 2013 e 2019, justificando o aumento do número de vagas através do argumento de representatividade política.

A proposta é assinada pelos vereadores Izaías Salustiano (PP), Jairton da Farmácia (UB), Léo Farmacêutico (PSD), Josi Kieras (PT) e Adriana Jamier (PL) e conta também com a assinatura de então vereadores, como Professor Careca (PSB) e Sargento Guiarone (PRTB).

De acordo com o projeto, dois motivos foram apontados para o aumento de cadeiras na Câmara, entre eles está o aumento do número de eleitores em Ponta Grossa, ao comparar as duas últimas eleições municipais, e também, o superavit do Legislativo Municipal, que gasta menos do que o orçamento oferece.

ACIPG se posiciona contra ao aumento

A ACIPG (Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa) se posicionou contra o aumento do número de vereadores em Ponta Grossa e propõe que a população decida a respeito.

A ideia é que seja realizado um plebiscito com a população para decidir se o município passará a ter 23 representantes no Legislativo, em vez do atual número de 19 representantes que compõem o quadro da Câmara de Vereadores.

Com informações da Câmara e da ACIPG

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Elizabeth lidera com 61,1% contra 38,9% de Mabel no segundo turno, aponta pesquisa Vérita
Levantamento para o segundo turno indica liderança de Elizabeth Schmidt com 61,1% dos votos válidos, enquanto Mabel Canto aparece com 38,9%
Grave acidente na BR-376 em Ponta Grossa deixa duas vítimas fatais e outras feridas
Colisão frontal entre Renault Clio e Chevrolet Onix no km 518 resulta na morte de duas pessoas e deixa várias vítimas encaminhadas para hospitais da região.
Pedro Luiz Alves dos Santos, que trabalhou na Churrascaria Expedicionário, morre aos 69 anos
Pedro Luiz Alves dos Santos, que trabalhou por anos na Churrascaria Expedicionário, faleceu aos 69 anos após complicações renais.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.