Virada no tempo: Paraná deve registrar chuvas intensas a partir desta quinta-feira

Área de baixa pressão atmosférica avança pelas regiões Oeste e Sudoeste, atingindo todo o Estado entre quarta-feira (23) até sexta-feira (25). São esperados volumes de chuva entre 40 e 80 milímetros.

Fortes chuvas devem atingir o Paraná entre a noite desta quarta-feira (23) até sexta-feira (25), devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Norte da Argentina e o Paraguai, que avança sobre o Estado. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê acumulados de chuva elevados, entre 40 e 80 milímetros. A Defesa Civil Estadual vai monitorar a necessidade de alerta.

Segundo o Simepar, nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná a mudança no tempo começou já na noite de quarta-feira com o avanço das primeiras áreas de instabilidade, causando chuva de fraca a moderada intensidade e trovoadas. Durante a madrugada de quinta-feira (24), os temporais se intensificam, com precipitações mais severas e persistentes por todo o dia, com grande incidência de raios.

De acordo com o meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib, essas são as áreas do Estado com o quadro mais preocupante. “A previsão é de acumulados elevados de chuva, entre 60 e 80 milímetros. Alguns municípios, porém, podem ter registros de volumes superiores, de forma localizada”, afirma.

Já na manhã de quinta-feira, as tempestades alcançam as regiões Centro-Sul, Noroeste e Norte do Estado, com chuvas de moderada a forte e trovoadas atuando até a manhã de sexta-feira (25). Na região Centro-Sul, o volume de chuva deve ficar entre 60 e 80 milímetros, podendo ser ultrapassado em alguns pontos, enquanto que no Norte e Noroeste a precipitação será entre 40 e 60 milímetros.

“Durante a trajetória dessas tempestades há previsão de chuvas significativas e persistentes, de forma contínua, principalmente entre o Oeste e o Centro-Sul. Nas regiões dos Campos Gerais, Leste e Norte do Estado também há previsão de tempestades e incidência elevada de raios, porém o volume de precipitação deve ser menor”, ressalta Kneib.

Ainda na quinta-feira, a instabilidade atmosférica será mais expressiva durante a tarde nos Campos Gerais, Leste e Norte Pioneiro, continuando até a manhã de sexta-feira (25) com previsão de acumulados entre 40 e 60 milímetros, principalmente nos Campos Gerais com valores acima de 60 milímetros podendo ser registrados de maneira localizada.

“Com a projeção de grande quantidade de chuva pelos modelos, já iniciamos o acompanhamento da situação. Estamos monitorando a evolução para emitir novos alertas”, comenta Marcos Vidal, porta-voz da Defesa Civil. “Essa informação prévia também permite que as estruturas fiquem preparadas e que a população possa tomar medidas protetivas.”

O Simepar e a Defesa Civil alertam para o risco de desastres como alagamentos, enchentes e enxurradas no Centro-Sul, Oeste e Sudoeste, regiões em que há previsão de volume mais elevado de chuva em um curto período de tempo. No Norte, Noroeste, Norte Pioneiro, Leste e Campos Gerais, o risco é menor para ocorrência dos fenômenos, mas não é possível descartá-los de maneira localizada.

Confira a matéria completa na Agência Estadual de Notícias

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Mercenários tem noite de Halloween nesta sexta (31) com shows de Asteroids, Valvox e surpresas para quem for fantasiado
Casa abre às 18h45; entrada é gratuita para quem chegar antes das 20h e há promoções de Spaten durante a noite
Sexta às Seis tem shows de Laika e Genesis Serpent na Concha Acústica
Bandas ponta-grossenses se apresentam nesta sexta (31), a partir das 18h30, na Praça Barão do Rio Branco, em mais uma edição do projeto da Secretaria Municipal de Cultura
Associação Brincapoeira de Ponta Grossa recebe doação de veículo da Itaipu Binacional  
Doação foi articulada pelo vereador Professor Careca (PV) e pelo deputado federal Aliel Machado (PV)

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.