Deputado critica roupa da colega que o acusa de faltar sessões

Ataque acontece depois que a deputada Ana Júlia (PT) pediu que o deputado Ricardo Arruda (PL) fosse substituído na CCJ por excesso de faltas

Depois de a deputada Ana Júlia (PT) apresentar um pedido para que o deputado estadual Ricardo Arruda (PL) fosse substituído na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por excesso de faltas, as vestimentas dela foram criticadas pelo parlamentar antes e durante a sessão de abertura da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) desta semana.

A confusão começou quando Arruda cedeu entrevistas afirmando que a deputada parecia estar no diretório acadêmico de uma universidade pelo jeito que ela fala e pelas roupas que veste. A deputada estadual Ana Júlia foi eleita em 2022, aos 22 anos, como a mais jovem a ocupar o cargo na história do Paraná.

Durante a sessão, o deputado voltou a comentar as roupas de Ana Júlia. As declarações geraram reações da bancada feminina e da oposição.

“Quando a gente está em algum lugar temos de saber que roupas vamos portar. Nesse plenário, os deputados têm de vir de paletó e gravata. As mulheres não têm isso no regimento, mas nós olhamos para as deputadas e todas vêm com vestimentas que condizem com o plenário. É só ver. […] Isso não é pejorativo, é só um comentário que eu fiz. […] Mas tem pessoa que se acha acima de tudo e, quando eu falei que ela parece que está em um DA [diretório acadêmico] de uma universidade, é por conta das atitudes que ela tem aqui. É uma opinião minha”, afirmou Ricardo Arruda durante a sessão.

O vereador ponta-grossense Geraldo Stocco (PV) se pronunciou na redes sociais sobre o caso. “Eu me solidarizo com a deputada Ana Júlia, uma deputada combativa, que veio da universidade e faz um belo trabalho na Assembleia. Não é o primeiro ataque que esse deputado faz às mulheres e a outros parlamentares por simplesmente não gostar deles. Vai ver se esse deputado falou da Sanepar, se ele tem fiscalizado o governo do estado. Não tem feito nada. […] A representatividade da Assembleia Legislativa do estado do Paraná precisa melhorar“, afirma o vereador.

O que aconteceu
  • Na última semana a deputada Ana Júlia (PT) denunciou quatro faltas consecutivas do deputado Ricardo Arruda (PL) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). De acordo com o regimento, a ausência em três reuniões seguidas é motivo para perda de lugar no colegiado.
  • De acordo com a deputada, Ricardo Arruda não avisou nem indicou suplente durante as ausências.
  • Antes da sessão de abertura do Plenário desta semana, Ricardo Arruda teria dado entrevista a alguns jornalistas criticando as falas e roupas de Ana Júlia.
  • Na tribuna, a deputada acusou Arruda de violência política de gênero, ao afirmar que ele tentou desqualificá-la pelo fato de ser uma jovem mulher na política.
  • O deputado, em nova fala durante a sessão, voltou a criticar as vestimentas de Ana Júlia e disse que ela estava “se fazendo de vítima”.
  • bancada feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) reagiu.

Confira a matéria completa no Metrópoles

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

STF forma maioria para manter prisão do ex-presidente Collor
Decisão final será tomada pelo plenário da Corte
Pet center de Ponta Grossa tem espaço especial para interação com gatos resgatados
Canto do Gato reúne mascotes resgatados para proporcionar momentos de carinho e relaxamento ao público
Em busca de emprego? SINE Ponta Grossa oferece 277 vagas de emprego nesta segunda-feira, 28
Há oportunidades com e sem experiência, além de vagas destinadas a pessoa com deficiência (PCD)

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.