UEPG oferta dez novas vagas para Medicina em 2024

Foto: Aline Jasper/Reprodução

Em 2024, candidatos terão novas oportunidades para estudar no curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A instituição anunciou nesta quinta-feira (15) que, além das 40 vagas já ofertadas, haverá um adicional de dez vagas para o curso. A medida já vale para os alunos matriculados em fevereiro de 2024, que iniciam o ano letivo na segunda-feira (19).

“A Universidade Estadual de Ponta Grossa reforça o seu compromisso de ampliar oportunidades nas mais diversas áreas, nos cursos de graduação, para que possamos cada vez mais ocupar o papel de uma instituição que modifica a vida da comunidade e das pessoas que chegam até a UEPG”, comemorou o reitor, professor Miguel Sanches Neto. Segundo ele, que aproveitou para agradecer ao Departamento de Medicina e aos demais envolvidos nessa importante conquista, o objetivo é aumentar a oferta de médicos para a população de Ponta Grossa e do Paraná.

Os alunos classificados em lista de espera nos processos seletivos para ingresso em 2024 e que enviaram a documentação de matrícula estão sendo convocados pelo sistema. As dez vagas foram distribuídas entre Vestibular (7 vagas, sendo 3 para estudantes oriundos de escola pública e uma vaga para cada cota: para pessoas com deficiência; pessoas negras de qualquer percurso escolar; pessoas negras oriundas de escola pública; e universal) e PSS (3 vagas).

“Quero registrar o meu agradecimento, comprometimento e apoio à decisão estratégica da UEPG. Parabéns por essa decisão corajosa”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, professor Aldo Nelson Bona. “Ampliar a oferta de vagas certamente oportunizará a muito mais pessoas formação em uma universidade pública, gratuita e de qualidade”.

Com a alteração, a UEPG passa a ofertar 37 vagas pelo Vestibular e 13 pelo Processo Seletivo Seriado (PSS). Em 2024, o Vestibular está previsto para 08 de dezembro, com inscrições de 01 a 30 de setembro. Outra forma de ingresso na instituição é por meio do PSS, para alunos do Ensino Médio, que recebe inscrições de 01 a 30 de agosto e acontecerá em 24 de novembro. As obras literárias, gêneros de redação e conteúdos programáticos já estão disponíveis no site da CPS.

Medicina

Para o professor Gilberto Baroni, chefe do Departamento de Medicina, ampliar a oferta de vagas é um passo importante para a Universidade e para o próprio curso. “Temos convicção da qualidade da formação dos futuros médicos, que são capacitados tanto no aspecto técnico-científico quando no aspecto ético”, enfatiza.

A história do curso inicia em 1968, com a criação da Faculdade de Medicina de Ponta Grossa, e se concretiza mais de quatro décadas depois, com a implantação efetiva do curso, em 2009. Desde então, a UEPG formou com excelência cerca de 500 profissionais médicos no curso que tem a nota máxima (conceito 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Além da estrutura de laboratórios e salas de aula no Bloco M no Campus Uvaranas, a graduação é amparada pelos Hospitais Universitários.

“Um curso que é referência no processo de formação profissional e que continuará sendo, mas que a partir de 2029 devolverá para sociedade, anualmente, 50 novos médicos (10 a mais do que forma hoje). Este é o espírito da instituição pública: auxiliar dentro do possível para diminuir e resolver os problemas sociais”, finaliza o pró-reitor de Graduação, professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior. Para quem sonha cursar uma graduação de qualidade em uma Universidade pública, são dez novas chances de conquistar a tão sonhada vaga.

Com informações de: UEPG

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Confira a agenda do fim de semana em Ponta Grossa de 18 a 21 de abril:
Não sabe o que fazer no final de semana? Chegou a agenda, repleta de bons rolês pra você aproveitar.Vem conferir uma programação.
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.