Na tarde de quarta-feira, dia 26, ocorreu uma explosão em um silo pertencente à cooperativa C.Vale, localizado em Palotina, Paraná, resultando na trágica morte de oito pessoas, conforme informações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros local. Nove indivíduos ficaram feridos gravemente e foram encaminhados para hospitais na região, enquanto uma pessoa permanece desaparecida.
Equipes de resgate dos bombeiros das cidades vizinhas, Cascavel e Toledo, foram prontamente enviadas para auxiliar no socorro das vítimas. Até o momento, a causa do acidente ainda não foi esclarecida.
Na manhã seguinte, quinta-feira, dia 27, 20 bombeiros militares, juntamente com 14 membros do Grupo de Operações do Socorro Tático (GOST), continuam trabalhando no local em busca e resgate.
O silo afetado estava sendo utilizado para armazenar milho e está localizado a nove quilômetros do centro de Palotina, em uma área com diversos outros silos. A explosão ocorreu no túnel de transporte, causando também danos parciais a outros dois silos próximos.
Segundo informações dos bombeiros, funcionários da cooperativa estavam realizando trabalhos de manutenção na estrutura no momento da explosão, cuja causa ainda não foi determinada. O impacto foi tão intenso que o som foi ouvido a quilômetros de distância, além de causar danos às janelas de imóveis em bairros próximos. Pequenos incêndios também surgiram no silo, mas foram prontamente controlados pelos bombeiros.
Devido ao risco de colapso da estrutura, os bombeiros enfrentaram dificuldades para acessar o silo destruído até aproximadamente às 20h da quarta-feira. Foi necessário realizar o escoramento adequado da estrutura para garantir a segurança das equipes de resgate durante a busca pelos desaparecidos.