Campos Gerais e outras regiões do Paraná têm previsão de temporais no fim de semana

Pancadas de chuva com trovoadas e ventos fortes devem atingir o Estado entre sábado e domingo
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Após mais uma semana gelada de outono, o Paraná deve enfrentar um fim de semana de temporais. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), desta vez, entretanto, a chuva não fará a temperatura cair, mas sim trará dias de temperaturas mais amenas.

A massa de ar polar que atingiu o Estado ainda está presente nesta sexta-feira (13), porém de forma menos intensa. Não foram registrados recordes de temperatura mínima como ocorreu na quarta e na quinta-feira em algumas cidades paranaenses. As temperaturas mínimas desta sexta ficaram abaixo dos 10°C principalmente nas regiões dos Campos Gerais, Centro-Sul e Região Metropolitana de Curitiba, e entre 10°C e 12°C no Litoral, Oeste e Noroeste do Estado.

A situação muda a partir de sábado (14). “O deslocamento de uma frente fria pelo oceano na altura do Sul do país traz as chuvas novamente para as regiões paranaenses. Deveremos ter, a partir do final da manhã e também no período da tarde, as pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas e também com possibilidade de ventos fortes, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste do Estado”, explica Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.

Na tarde de sábado a instabilidade avança para outras regiões que também podem registrar temporais localizados entre a tarde e a noite, como é o caso do Norte e Campos Gerais. Não são descartados temporais também na região Leste do Paraná. Para o domingo, a instabilidade segue atuando. “Entre a madrugada e a manhã do domingo podem ocorrer pancadas de chuvas fortes e acompanhadas de descargas elétricas entre as regiões dos Campos Gerais, Norte e Leste do Paraná”, ressalta Barbieri.

Na tarde do domingo a chuva perde força devido ao deslocamento da frente fria para o oceano. “Deveremos ter a diminuição das chuvas no período da tarde do domingo, mas ainda serão registradas chuvas de intensidades mais fracas, principalmente nas regiões do Norte do Estado que fazem divisa com o estado de São Paulo”, detalha Barbieri.

Na próxima semana o tempo fica instável, porém com temperaturas não tão baixas quanto as dessa semana. “Áreas de instabilidades avançam do Paraguai em direção as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, com pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas, principalmente nas áreas próximas a divisa com Santa Catarina”, explica Barbieri.

Agência Estadual de Notícias

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Presidente da Câmara pede cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética
Hugo Motta enviou 20 representações por quebra de decoro, incluindo quatro contra o deputado, acusado de obstrução à Justiça e sanções contra o Brasil
Em busca de emprego? SINE Ponta Grossa oferece 332 vagas de emprego nesta segunda-feira, 18
Há oportunidades com e sem experiência, além de vagas destinadas a pessoa com deficiência (PCD)
Prefeitura e Plano Prever farão doação de 220 óculos de grau em Ponta Grossa
Cadastro para participar deve ser feito nos CRAS, mediante receita médica oftalmológica válida de até seis meses

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.