Trump aplica tarifa de 104% sobre a China a partir de quarta-feira

Tarifa é resposta à retaliação chinesa e amplia disputa comercial; entenda o caso
Foto: Getty Images

Os Estados Unidos confirmaram que passarão a aplicar uma tarifa de 104% sobre produtos chineses a partir desta quarta-feira (9). A informação foi divulgada pela secretária de imprensa da Casa Branca em entrevista à emissora americana Fox News, e representa a mais recente etapa no aumento gradual de tarifas sobre mercadorias importadas da China.

A nova tarifa de 50% anunciada nesta semana soma-se a outras taxas já implementadas anteriormente: 10% em fevereiro, 10% em março e 34% na última semana. O presidente Donald Trump afirmou, nas redes sociais, que a medida está relacionada à suposta responsabilidade da China na crise do fentanil nos Estados Unidos. “A China também quer fazer um acordo, muito, mas eles não sabem como começar. Estamos esperando a ligação deles. Vai acontecer!”, escreveu.

Em resposta, o Ministério do Comércio da China anunciou uma tarifa de 34% sobre todas as mercadorias americanas, com início previsto para 10 de abril. O governo chinês declarou que as medidas norte-americanas representam práticas unilaterais, protecionistas e configuram intimidação econômica. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, afirmou que a postura dos Estados Unidos compromete a estabilidade da produção global, as cadeias de suprimento e a recuperação econômica mundial.

Após o anúncio da China, o presidente Trump ameaçou implementar uma nova tarifa de 50% caso o país asiático mantivesse sua decisão. Como não houve recuo por parte de Pequim, o governo norte-americano confirmou a entrada em vigor do total de 104% em tarifas.

Durante coletiva na terça-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca disse que países que optarem por retaliar estão cometendo um erro ao “tentar dobrar seus maus tratos aos trabalhadores americanos”.

As medidas elevam a tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo, com impactos ainda incertos para o comércio internacional.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Presidente da Câmara pede cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética
Hugo Motta enviou 20 representações por quebra de decoro, incluindo quatro contra o deputado, acusado de obstrução à Justiça e sanções contra o Brasil
Em busca de emprego? SINE Ponta Grossa oferece 332 vagas de emprego nesta segunda-feira, 18
Há oportunidades com e sem experiência, além de vagas destinadas a pessoa com deficiência (PCD)
Prefeitura e Plano Prever farão doação de 220 óculos de grau em Ponta Grossa
Cadastro para participar deve ser feito nos CRAS, mediante receita médica oftalmológica válida de até seis meses

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.