Cultura às Cegas: Semana Cultural em PG traz experiência única ao público

Evento tradicional de Ponta Grossa oferece programação repleta de códigos e surpresas para formação de plateia em comemoração aos 200 anos da cidade

Nesta terça-feira, 16 de maio, terá início a 37ª edição da Semana de Cultura Bruno e Maria Enei, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa. Com o tema “Vir para ver”, a programação deste ano foi planejada para oferecer uma experiência diferente ao público, sem divulgação prévia das atrações. O evento ocorrerá entre os dias 16 e 21 de maio, de terça-feira a domingo.

Considerado o evento mais tradicional do calendário municipal, a Semana de Cultura vem sendo realizada há 37 anos, tendo como objetivo principal a formação de plateia, dentro dos eixos de Legados Intelectuais e de Memória e Identidade, na programação dos 200 anos de Ponta Grossa. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, a proposta deste ano é proporcionar uma experiência às cegas ao público, ou seja, a plateia não saberá antecipadamente qual será a atração, somente irá ao local e horário definidos e lá se surpreenderá com um concerto, peça de teatro ou outra forma de arte. Essa abordagem é baseada em um conceito inovador que tem surgido em áreas como gastronomia e turismo, e agora será explorado na cultura.

Portugal explica que a Semana de Cultura será repleta de códigos e surpresas para que o público compreenda o consumo cultural sem uma concepção prévia do artista, estilo ou arte preferidos. Dentro dos objetivos de formação de plateia, destaca o propósito de ir ao teatro, à galeria e vivenciar a experiência cultural pela arte, sem saber o que será apresentado.

“A proposta é baseada em um novo conceito que tem surgido em áreas como gastronomia e turismo e que agora vai ganhar espaço na cultura. É o ato de consumir cultura sem ter uma prévia do que vai assistir”, explica Portugal.

A abertura da Semana de Cultura acontecerá na Concha Acústica da Praça Barão do Rio Branco, que foi renovada e recebeu nova iluminação. A solenidade terá início às 18h30. Todas as outras atrações serão realizadas no Cine-Teatro Ópera, sendo que nos dias 17, 18 e 19 (quarta a sexta-feira) as atrações serão no Palco A, com início às 20h. No sábado, 20 de maio, além desses horários, haverá uma programação adicional às 19h no Palco B. A Semana de Cultura encerrará no domingo, 21 de maio, com início um pouco mais cedo, às 19h30.

Toda a programação da 37ª Semana de Cultura Bruno e Maria Enei foi pensada para todas as idades, com classificação livre. O objetivo é que as famílias e grupos venham aos espaços culturais da cidade e se encantem com toda a programação, que foi cuidadosamente planejada dentro dos 200 anos de Ponta Grossa.

Via Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Justiça prorroga prisão de envolvidos no caso Geovana
A justiça prorrogou, no final da tarde de hoje (24), por mais trinta dias, a prisão dos suspeitos de envolvimento no homicídio de Geovana, menina de 10 anos que foi baleada na cabeça e faleceu em decorrência
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.