Do tatame em Ponta Grossa ao octógono internacional: Rickson Zenidim disputa cinturão na principal liga de MMA da América Latina

Lutador ponta-grossense enfrenta peruano nesta sexta (23) na FFC, evento com transmissão mundial pelo UFC Fight Pass
Foto: Reprodução redes sociais.

O lutador ponta-grossense Rickson Zenidim, o “The King”, disputa nesta sexta-feira, dia 23 de maio, o cinturão da categoria peso galo (61 kg) na Fusion Fighting Championship (FFC), em Lima, no Peru. A pesagem e a encarada oficial entre os lutadores aconteceram nesta quinta-feira (22), às 14h (horário de Brasília). O evento será transmitido ao vivo pelo UFC Fight Pass e é considerado o principal da modalidade na América Latina.

O adversário de Rickson, Miguel “No Mercy” Meza, tem 23 anos e soma seis vitórias em seis lutas no MMA profissional. Já o atleta ponta-grossense possui um cartel com 19 vitórias, duas derrotas e um empate, além de estar em uma sequência de cinco vitórias consecutivas. A luta pelo cinturão será a principal do evento.

Rickson faz parte da equipe Zenidim, conhecida em Ponta Grossa pela atuação na formação de atletas nas artes marciais. O patriarca da família, Paulo Zenidim, também é lutador profissional de MMA e hoje treina os filhos e os acompanha nas competições. A participação de Rickson na FFC representa a continuidade da trajetória da família no esporte e ocorre em um momento em que o atleta busca ampliar sua visibilidade fora do Brasil.

A oportunidade é vista como um passo decisivo na carreira. “Com certeza é uma oportunidade muito boa para entrar pela porta da frente do UFC”, afirma Paulo. Ele cita outros atletas que passaram pela organização, como Michel Pereira e Valentina Shevchenko, e reforça a importância da visibilidade que o FFC oferece, por ser transmitido globalmente. Rickson venceu nomes importantes, como o ex-lutador de UFC, Carlos Huachin, e agora chega à disputa pelo cinturão como um dos principais nomes da organização.

Sobre a preparação para o combate, Paulo explica que não seguem o modelo tradicional de camp. “Somos diferentes, por ser uma família e treinar em casa. A gente nunca para os treinos”, diz. Segundo ele, o time está sempre em movimento, competindo em várias modalidades. A estratégia muda conforme o adversário, mas a base sólida permanece. “Se o cara quiser chegar ao UFC, ele tem que estar completo, tanto na parte em pé quanto no chão.”

O adversário, o peruano Miguel Meza, tem um jogo perigoso, mas Paulo acredita na experiência técnica de Rickson. “O Muay Thai do Rickson é muito melhor, tem mais experiência, se movimenta mais. O Meza é mais paradão, usa mais os braços, não tem muito volume de golpe.” Ainda assim, o time está preparado para todas as situações. “Sempre buscamos o nocaute ou a finalização

Rickson Zenidim representa uma nova geração de atletas formados em Ponta Grossa. A academia é conhecida por seu trabalho de base e pela atuação em competições nacionais e internacionais. “Desde meus primeiros passos estou dentro dos tatames, ringues e octógonos. Então isso já me preparou para viver tudo o que estou vivendo hoje, através da experiência da família, do meu pai e meu irmão mais velho”, diz o lutador. Rickson ainda afirma que se sente privilegiado e honrado em representar o legado da família. “Acompanhar o legado desde pequeno me trás muita alegria, confiança e propósito, porque onde estamos hoje, vivendo da nossa profissão, é algo surreal”.

Pai e filho: Paulo e Rickson Zenidim. Foto: PMPG/Reprodução.
Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

LevAR-TE promove 1ª Mostra de Teatro e Música
Uma programação especial que valoriza talentos locais e aproxima o público da produção artística da cidade
Vacinação contra a gripe é retomada em Ponta Grossa nesta sexta (11)
Imunização será destinada apenas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde
Em busca de emprego? SINE Ponta Grossa oferece 276 vagas de emprego nesta segunda-feira, 14
Há oportunidades com e sem experiência, além de vagas destinadas a pessoa com deficiência (PCD)

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.