A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa anunciou o retorno de 1.600 viagens mensais ao sistema de transporte coletivo, em resposta ao aumento no número de usuários nos últimos meses. A reativação dessas viagens busca reduzir a lotação dos ônibus e melhorar a acessibilidade. Conforme o Município, essa medida inclui a reativação de veículos e linhas suspensas durante a pandemia de COVID-19.
Em 2019, o transporte coletivo da cidade registrava uma média de 2.413.561 passageiros por mês, número que caiu para 1.171.927 em 2021, uma redução de 51,4%. Agora, com a tarifa técnica reduzida para R$ 5,00, o número de usuários está em ascensão, permitindo a reativação de linhas e a adição de novas viagens.
O deputado federal Aliel Machado tem se posicionado como defensor das causas de mobilidade urbana em Ponta Grossa e solicitou à Prefeitura medidas para melhorar o transporte público. Aliel se colocou à disposição para colaborar em projetos que contemplem a modernização do sistema, incluindo iniciativas de descarbonização da frota e melhorias nas vias utilizadas pelos ônibus, destacando a importância de um transporte mais sustentável.
Atualmente, cinco linhas foram retomadas: Chapada, Los Angeles, Parque dos Pinheiros, Cachoeira e Barreto. Além disso, a cidade implementou novas linhas, incluindo a linha rural para Itaiacoca e uma linha para o Distrito Industrial, saindo do Terminal Uvaranas. Expansões adicionais estão previstas para as linhas San Martin, Núcleo Pitangui e Buenos Aires.
Com essas mudanças, a administração municipal visa atender melhor à crescente demanda e otimizar o transporte coletivo, essencial para a mobilidade urbana de Ponta Grossa.