A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, registrou, nas últimas 24 horas, a recuperação de dois veículos furtados que trafegavam pela cidade. Os automóveis foram flagrados pelo sistema da Muralha Digital do Município. As ocorrências envolveram a atuação das equipes do Grupamento de Ações Táticas (GAT), do Grupamento Patrimonial Tático (GPT) e da Central de Operações (COGM) da Guarda Civil Municipal. Duas pessoas foram presas e encaminhadas para a delegacia da 13ªSDP.
De acordo com a secretária municipal de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, a tecnologia da Muralha Digital é um grande diferencial na atuação das equipes da Guarda Civil Municipal.
“Com o auxílio da Muralha, conseguimos identificar esses veículos ao passarem em vias monitoradas da nossa cidade, gerando assim o acionamento das nossas equipes da Guarda Civil Municipal que conseguem trabalhar na localização e recuperação desses automóveis de forma muito mais rápida e ágil. Para se ter uma ideia, além destes veículos localizados nas últimas 24 horas, outros dois foram recuperados pela GCM na semana passada, o que demonstra a eficiência deste processo integrado pelo uso da tecnologia e pelo compromisso das nossas equipes da GCM em proteger a população”, explica.
Moto e caminhonete recuperadas
A primeira situação de veículo recuperado nesta semana com o auxílio da Muralha Digital aconteceu na terça-feira (03), quando a equipe do GPT da GCM foi acionada pelo COGM para verificar o caso de uma moto com alerta de furto que transitava pela região do bairro Nova Rússia.
Segundo informações, o registro do furto aconteceu no dia 28 de novembro deste ano na cidade de Imbituva.
Informados sobre a situação, os agentes da GCM realizaram patrulhamentos na região e encontraram a motocicleta estacionada no pátio de uma empresa localizada na avenida Souza Naves.
Em conversa com o indivíduo que se apresentou como proprietário da moto, ele afirmou que tinha adquirido o veículo através de uma transação realizada em rede social.
Diante dos fatos, o suposto proprietário foi conduzido para a delegacia da 13ª SDP para as providências cabíveis.
O outro caso atendido pelas equipes da GCM envolve a recuperação de uma caminhonete furtada no dia 19 de outubro em Curitiba e que foi localizada nesta quarta-feira (04) após passar pela região do bairro Neves, sendo então acionadas as equipes em campo através do COGM.
De acordo com relatório do GAT da GCM, o condutor também afirmou que realizou a compra do veículo por meio de uma rede social. Ele foi preso e encaminhado para a delegacia.