O vereador Geraldo Stocco (PV) apresentou um projeto de lei (PL 182/2025) que busca conscientizar e reforçar ações de prevenção à endometriose – condição ginecológica em que o tecido que reveste o útero (endométrio), cresce fora da cidade uterina, causando dores e inflamações. A proposta foi protocolada na Câmara Municipal (CMPG) e tramita pelas comissões internas da Casa de Leis antes de ser votada em plenário.
A medida cria uma semana municipal de educação preventiva sobre a condição, a ser realizada na semana que inclua o dia 13 de março. A proposta é que, durante a semana, sejam promovidas ações preventivas, terapêuticas e reabilitadoras relacionadas à endometriose. “Infelizmente essa é uma condição muito pouco conhecida, subnotificada, mas que aflige muitas mulheres”, explica Geraldo.
O projeto prevê a conscientização das mulheres já diagnosticadas com a condição, além de conscientizar as mulheres sobre o acesso aos serviços de saúde para tratamento da doença. Na justificativa do projeto, Geraldo lembra que muitas mulheres costumam sofrer com cólicas no período menstrual, “mascarando” o problema de saúde. “Por isso, diagnosticar e o quanto antes para identificar e combater a endometriose se torna fundamental para a saúde das mulheres“, propõe Stocco.
A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, atualmente, a doença atinja 15% da população feminina no Brasil.
Assessoria de Imprensa