Em PG, grandes eventos poderão ter espaços para atender vítimas de violência sexual

Projeto do vereador Geraldo Stocco (PV) cria programa para instalação de estruturas em eventos com público superior a 5 mil pessoas em Ponta Grossa.

O vereador Geraldo Stocco (PV) protocolou nesta segunda-feira (23) o projeto 399/2023 – a iniciativa cria o programa Tendas Violetas em Ponta Grossa. Na prática, o projeto prevê que eventos com público superior a 5 mil pessoas tenham espaços destinados ao atendimento de vítimas de violência e importunação sexual, além de também servirem como espaços de conscientização – a lei se aplica a eventos realizados em espaços públicos ou pelo Poder Público. 

Ao propor a iniciativa, Stocco destaca a necessidade de grandes eventos contarem com espaços e equipes preparadas para atender vítimas de abuso, assédio e importunação sexual – no caso do projeto ponta-grossense, vítimas de homofobia também seriam atendidas nestes espaços. “Vamos começar agora uma temporada de grandes eventos, como o JOIA e a München Fest, fazer este debate é fundamental para a nossa cidade”, defende Geraldo. 

O projeto de Stocco prevê que as tendas, além de prestarem o atendimento às vítimas dos crimes previstos, também tenham disponíveis materiais informativos sobre a prevenção da violência sexual. “Aqui a finalidade é a de alertar a sociedade sobre a importância do consentimento evidente antes de toda e qualquer interação sexual. Muitos destes crimes acontecem diante de uma cultura machista que precisa mudar”, pontua o vereador.

A proposta ainda prevê que as tendas sejam operacionalizadas por profissionais gabaritados e capacitados para atender vítimas de crimes do tipo. “Acreditamos que seja fundamental que as pessoas que atuem nestes tendas receberam a capacitaçãosobre como proceder em caso ou suspeita de abuso sexual, assédio sexual e importunação sexual”, explica o vereador.

Em outros estados brasileiros

Iniciativas do tipo já estão em discussão no Estado do Rio de Janeiro e também em Minas Gerais. No caso do projeto de Stocco, as tendas seriam obrigatórias para eventos culturais com público superior a 5 mil pessoas e seriam instaladas em parceria com as secretarias/ fundações municipais de Cidadania e Segurança Pública, de Saúde, de Políticas Públicas Sociais, de Cultura e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ponta Grossa.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Em busca de emprego? Não perca as vagas em Ponta Grossa em 26/02!
As vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (26), segundo Sine Ponta Grossa
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.