O vereador Professor Careca (PV) utilizou a sessão ordinária desta quarta-feira (04), na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), para cobrar informações da Companhia Paranaense de Energia (COPEL) com relação à distribuição de energia oriunda da Usina Termelétrica de Biogás (UTB) aos prédios públicos do município, gerenciada pela Ponta Grossa Ambiental (PGA).
O parlamentar, na condição de presidente da Comissão Especial de Investigação (CEI) – que investiga a prestação de serviços de coleta e destinação final de lixo em Ponta Grossa -, encaminhou junto à Copel um Requerimento n° 96/2025, no dia 08 de maio, solicitando informações com relação à distribuição de energia produzida pela UTB nos prédios públicos da cidade. A empresa tinha como prazo até o dia 23 de maio para responder ao requerimento, porém não encaminhou respostas.
Diante da negativa, a Comissão foi presencialmente à Copel, reforçando a importância do acesso às informações, porém a empresa se negou a entregar documentos. Com isso, os membros enviaram no dia 28 de maio um Ofício n° 22/2025, solicitando o envio das respostas, com prazo máximo de 24 horas, mas a empresa também não respondeu.
Durante o pequeno expediente, o vereador Professor Careca (PV) questionou a funcionalidade da Usina de Biogás. “Nós enviamos dois pedidos de informações à Copel e a empresa não respondeu. A energia sai da Usina e a Copel fica com a responsabilidade de fazer essa distribuição para as escolas, unidades de saúde. Mas como vamos saber se a usina realmente fornece energia ao município se a empresa não quer responder às nossas perguntas?”, disse o presidente da CEI.
O parlamentar ainda reforçou que a CEI está com os dias contados e que espera respostas da COPEL. “Nós estamos na reta final da CEI. Precisamos dessas informações para colocar no relatório final das investigações, que vamos entregar até o dia 12 de junho. Então espero que a empresa nos envie com urgência as respostas aos questionamentos que fizemos”, finalizou.
Assessoria de Imprensa