Prefeitura reinaugura o programa de Hortas Comunitárias

Dois bairros serão contemplados no reinício do projeto.
Foto: PMPG/Reprodução

Nesta quinta-feira (27), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, inaugurou o programa Hortas Comunitárias com o propósito de oferecer espaços urbanos públicos que permitam o cultivo de hortaliças pela comunidade. As hortas serão utilizadas para produção e consumo de alimentos saudáveis para as famílias que exploram o espaço.

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária Abastecimento, Izaltino Cordeiro, explica que a Secretaria oferece assistência técnica na escolha do local, orientações na construção dos canteiros e escolha nas espécies das hortaliças a serem cultivadas nas diferentes estações do ano, para que apresentem um melhor desenvolvimento e diversificação na produção.

“A Secretaria também oferece apoio na infraestrutura necessária como instalações de caixas d´água para irrigação, insumos como sementes, mudas, adubos e corretivos de solos, serviços de máquinas e equipamentos nas operações de cultivo para otimizar os espaços ocupados e valorizar o consumo de produtos frescos e saudáveis”, cita.

Atualmente o programa beneficia cerca de 90 famílias cadastradas, através de duas Hortas Comunitárias implantadas no Quero-Quero e Costa Rica. Há previsão de três novas hortas. O programa também trabalha diretamente com as comunidades a promoção de segurança alimentar e nutricional, através do incentivo a produção de hortaliças, condimentares, frutíferas, com mão de obra comunitária para autoconsumo, sendo o excedente da produção comercializada, desta forma gerando renda para as famílias.

“Embora o Município possua programas que ofereçam alimentos de qualidade e com baixo custo, como o Restaurante Popular, o Feira Verde, Banco de Alimentos, Merenda Escolar Municipal e Estadual, Feiras fixas e Itinerantes, entre outros, a implantação das Hortas Comunitárias utiliza espaços ociosos e improdutivos e serve de incentivo para as pessoas ocuparem o tempo com a preparação, manutenção de hortas e a produção de hortaliças de qualidade, permitindo a melhoria e diversificação na mesa das famílias e que por algum motivo não são contempladas com os Programas citados”, finaliza Izaltino.

Em um primeiro momento a produção será destinada para autoconsumo, porém caso ocorra excedente da produção, as hortaliças poderão ser comercializadas, através de sacolões, minifeiras ou outras formas.

Com informações da PMPG

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Presidente da Câmara pede cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética
Hugo Motta enviou 20 representações por quebra de decoro, incluindo quatro contra o deputado, acusado de obstrução à Justiça e sanções contra o Brasil
Em busca de emprego? SINE Ponta Grossa oferece 332 vagas de emprego nesta segunda-feira, 18
Há oportunidades com e sem experiência, além de vagas destinadas a pessoa com deficiência (PCD)
Prefeitura e Plano Prever farão doação de 220 óculos de grau em Ponta Grossa
Cadastro para participar deve ser feito nos CRAS, mediante receita médica oftalmológica válida de até seis meses

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.