Hoje, 5 de junho, o Pontagrossauros Podcast completa 1 ano de existência, com mais de 80 episódios ao ar e quase 150 convidados! Criado em Ponta Grossa, o podcast surgiu para dar espaço aos pontagrossenses e focar na realidade da cidade. O programa tem o objetivo de trazer diversidade – de pessoas e de assuntos relevantes, sempre com uma abordagem direta, leve e curiosa. O Pontagrossauros Podcast se tornou referência no que diz respeito à produção de conteúdo local e se consolida como um dos principais espaços de conversa da cidade e região.
Apresentado por Alex William e Richard Eidam, o programa de entrevistas também conta com uma equipe de bastidores, formada por Lucas Bueno (criador de conteúdo), Jair Marques (jornalista), Murilo Carneiro (criador de conteúdo) e Dalcion França (operador). No início, o Pontagrossauros tinha um episódio por semana. Com o crescimento do público, a equipe dobrou a frequência.
Todo grande projeto vem acompanhado de desafios e com o Pontagrossauros Podcast não foi diferente. A equipe começou tudo do zero. Alex relata que não tinham conhecimento sobre equipamentos, cenários ou identidade do programa. “Teve todo o investimento financeiro e o tempo dedicado para colocar tudo de pé. Foi um processo de muita pesquisa, tentativa e erro, mas, com muita persistência, conseguimos tirar o Pontagrossauros do papel”. Richard acrescenta que outro desafio enfrentado no início do projeto foi manter a constância de episódios.
Entre os mais de 80 episódios, os apresentadores relembram alguns que os marcaram ao longo da trajetória. Alex William teve de citar o primeiro episódio do Pontagrossauros. “Sem dúvida, o primeiro episódio foi muito marcante. A pressão e a ansiedade eram enormes, porque tudo era novidade”. Richard Eidam menciona não apenas um, mas quatro episódios: todos parte de um quadro em que entrevistaram os candidatos à prefeitura de Ponta Grossa (Episódios #23, #13, #12 e #9). “Foi um grande desafio para nós”, explica.
O criador de conteúdo Lucas Bueno indica dois bate-papos que considera pessoalmente importantes: do Marcelo Rangel, sobre rádio e comunicação, e do Maurício Antunes, fundador da Conceito Imóveis. “Aprendi bastante nesses dois episódios, que são sobre coisas que eu gosto, que é comunicação e business”, justifica. Para o colega Murilo Carneiro, as conversas mais marcantes foram com o humorista Cícero Viana (episódio #43) e com os campeões mundiais de capoeira, Faísca e Kauê (episódio #60).
Por fim, os episódios que marcaram o jornalista Jair Marques são dois exemplos de superação: a entrevista com Vanusa Jaqueline, ex-moradora de rua que passou no vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); e o bate-papo com o deputado federal Aliel Machado (PV). “São dois exemplos vencedores que é muito bom de contar para inspirar pessoas. O podcast veio também para isso, para mostrar que nada é impossível”.
Depois de um ano de aprendizados e conquistas, o olhar da equipe agora se volta para o que ainda está por vir. Alex e Richard já pensam nos próximos passos do Pontagrossauros. A dupla expõe que o plano é expandir a marca, criar um site focado somente no podcast, ampliar a rede de convidados e alcançar toda a região do Campos Gerais, até mesmo fora do estado paranaense. “Sabemos que tem muita gente legal, com histórias que merecem ser contadas, e o Pontagrossauros quer ser vitrine para dar voz a essas pessoas”, conta Alex.
Após um ano de história e dezenas de conversas transformadoras, o Pontagrossauros Podcast segue firme na missão de dar voz a quem constroi a cidade todos os dias. A equipe comemora o primeiro aniversário com gratidão pelo público que acompanha o projeto e com vontade de continuar fazendo história.
Com mais episódios a caminho, novos convidados e assuntos que atravessam o cotidiano ponta-grossense, o podcast promete continuar sendo uma janela aberta para ouvir, aprender e se conectar.
Relembre os mais assistidos
Confira os 10 episódios mais assistidos, em ordem real de audiência, em 1 ano de podcast!
Com episódios transmitidos ao vivo pelo YouTube e também na página do portal Em PG é Assim no Facebook, o programa conquistou milhares de visualizações desde sua estreia.
Onde e quando assistir
O Pontagrossauros é transmitido ao vivo todas as terças e quintas, às 20h, no canal do YouTube e também no Facebook do Portal Em PG é Assim.
📺 YouTube: https://www.youtube.com/@Pontagrossauros
📘 Facebook: https://www.facebook.com/empgeassim
📷 Instagram: https://www.instagram.com/pontagrossauros