Ponta Grossa é 1º lugar em infraestrutura no Paraná!

Município é um dos destaques no ranking da Escola Nacional de Administração Pública, instituição vinculada ao Ministério da Economia.

Ponta Grossa ganhou destaque na área de infraestrutura do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) do Brasil em 2023, ranking publicado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Endeavor Brasil.
A cidade é a primeira colocada no quesito Infraestrutura no estado do Paraná, com 7,82 pontos, e a quarta colocada no Brasil. A avaliação leva em conta tanto questões relativas ao transporte interurbano quanto as condições urbanas dos Municípios.


“É um orgulho fazer parte deste ranking. É um reconhecimento que se torna combustível para seguirmos trabalhando ainda mais e que demonstra o quanto temos avançado nos últimos anos em infraestrutura no Município. Nós temos investido não só na melhoria e ampliação da pavimentação, ligações interbairros, mas também na inovação, na busca por alternativas mais eficientes envolvendo diversas ações, serviços, no uso da tecnologia e no fortalecimento das nossas redes de ensino e de saúde”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.


De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, atualmente Ponta Grossa conta com diversos projetos sendo executados. Somente em pavimentação, a Prefeitura conta com obras em andamento que somam cerca de 75 Km de asfalto novo em diversos bairros.


“Regiões que até então não contavam com asfalto estão sendo totalmente pavimentadas, ganhando não só mais mobilidade, mas toda uma estrutura de drenagem, de acessibilidade. Isso é muito importante, pois impacta de diversas formas a vida da população, que passa a ter mais saúde, qualidade de vida, além de fomentar o desenvolvimento da cidade como um todo”, comenta.


Empreendedorismo
Além de figurar entre as principais cidades do país no quesito infraestrutura, Ponta Grossa também está entre as 50 cidades mais empreendedoras do Brasil.
O estudo considera as condições necessárias para a criação de negócios com grande potencial inovador e destaca o município como um ponto diferenciado, pois possui o metro quadrado mais barato, bom acesso à internet rápida e baixo custo de energia elétrica, o que torna Ponta Grossa como uma das cidades com o melhor custo-benefício de instalação.
“Lideramos como cidade “amiga do 5G”, e, até mesmo a PPP da Iluminação Pública. Tivemos também um grande salto no que se refere ao Ambiente Regulatório, passando da posição 58º para 29º, a partir da nossa redução do tempo de abertura de empresas e modernização no acesso aos serviços do município, tanto no que tange a tributação quanto a complexidade burocrática”, explica a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani.

O que é o ICE?
O Índice de Cidades Empreendedoras foi lançado em 2014 e está em sua na sexta edição. O objetivo do estudo é analisar o ambiente de negócios das 100 cidades mais populosas do Brasil, mostrando quais possuem as condições mais propícias para o desenvolvimento de ecossistema empreendedor. O ICE é uma ferramenta indicada aos gestores públicos e os cidadãos acompanharem o resultado das ações dos governos atuais.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

PRF realiza a maior apreensão de cigarros eletrônicos do país em 2024, no Paraná
Os 129 mil dispositivos eram transportados em um caminhão; o motorista foi preso
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.