O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou a apuração dos votos em Ponta Grossa neste domingo, às 18h41, confirmando que, pelo segundo turno consecutivo, duas mulheres disputarão o cargo de prefeita na cidade. Mabel Canto (PSDB) e Elizabeth Schmidt (União Brasil) foram as candidatas mais votadas, repetindo a disputa de 2020 e reafirmando o protagonismo feminino na política local.
Com 100% das seções eleitorais apuradas, Mabel Canto liderou com uma margem estreita de 0,36% sobre Elizabeth. Marcelo Rangel (PSD) e Aliel Machado (PV) ocuparam o terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Ao final, Mabel Canto obteve 51.338 votos, representando 27,87% dos votos válidos, enquanto Elizabeth Schmidt somou 50.684 votos, ou 27,51% dos válidos. A disputa foi intensa: Elizabeth, atual prefeita, esteve à frente durante grande parte da contagem, mas nas últimas atualizações, Mabel assumiu a liderança, finalizando com uma vantagem de 654 votos.
Perfil das Candidatas
Elizabeth Schmidt (União Brasil)
Elizabeth Silveira Schmidt, natural de Ponta Grossa, tem 73 anos e é a atual prefeita, eleita em 2020 com 87.932 votos (52,38% dos válidos). Formada em Pedagogia, possui especialização e mestrado em Educação. Iniciou sua trajetória eleitoral em 2000 como candidata a vice-prefeita e, em 2016, assumiu a vice-prefeitura de Marcelo Rangel, sendo eleita prefeita quatro anos depois. Além da gestão municipal, atuou como Secretária Municipal de Cultura e de Turismo, e também de Administração e Gestão de Recursos Humanos. Sua chapa atual, “A Força da Verdade,” composta por União Brasil e MDB, tem o Pastor Moisés Faria (MDB) como vice.
Mabel Canto (PSDB)
Nascida em Clevelândia, Mabel Corá Canto tem 39 anos e é deputada estadual em seu segundo mandato, liderando a Bancada Feminina na Assembleia Legislativa do Paraná. Advogada e radialista, ela é filha do ex-prefeito Jocelito Canto e irmã da vereadora Joce Canto (PP). Nas eleições municipais de 2020, Mabel foi a candidata mais votada no primeiro turno, mas perdeu para Elizabeth no segundo. Este ano, Mabel volta à disputa com a chapa “Muda, Ponta Grossa,” formada pela Federação PSDB/Cidadania e pelo PP, tendo Sandra Queiroz (PSDB) como vice.