Ponta Grossa terá mais uma vez uma disputa histórica entre duas mulheres pela Prefeitura

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou a apuração dos votos em Ponta Grossa neste domingo, às 18h41, confirmando os resultados das urnas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou a apuração dos votos em Ponta Grossa neste domingo, às 18h41, confirmando que, pelo segundo turno consecutivo, duas mulheres disputarão o cargo de prefeita na cidade. Mabel Canto (PSDB) e Elizabeth Schmidt (União Brasil) foram as candidatas mais votadas, repetindo a disputa de 2020 e reafirmando o protagonismo feminino na política local.

Com 100% das seções eleitorais apuradas, Mabel Canto liderou com uma margem estreita de 0,36% sobre Elizabeth. Marcelo Rangel (PSD) e Aliel Machado (PV) ocuparam o terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Ao final, Mabel Canto obteve 51.338 votos, representando 27,87% dos votos válidos, enquanto Elizabeth Schmidt somou 50.684 votos, ou 27,51% dos válidos. A disputa foi intensa: Elizabeth, atual prefeita, esteve à frente durante grande parte da contagem, mas nas últimas atualizações, Mabel assumiu a liderança, finalizando com uma vantagem de 654 votos.

Perfil das Candidatas

Elizabeth Schmidt (União Brasil)
Elizabeth Silveira Schmidt, natural de Ponta Grossa, tem 73 anos e é a atual prefeita, eleita em 2020 com 87.932 votos (52,38% dos válidos). Formada em Pedagogia, possui especialização e mestrado em Educação. Iniciou sua trajetória eleitoral em 2000 como candidata a vice-prefeita e, em 2016, assumiu a vice-prefeitura de Marcelo Rangel, sendo eleita prefeita quatro anos depois. Além da gestão municipal, atuou como Secretária Municipal de Cultura e de Turismo, e também de Administração e Gestão de Recursos Humanos. Sua chapa atual, “A Força da Verdade,” composta por União Brasil e MDB, tem o Pastor Moisés Faria (MDB) como vice.

Mabel Canto (PSDB)
Nascida em Clevelândia, Mabel Corá Canto tem 39 anos e é deputada estadual em seu segundo mandato, liderando a Bancada Feminina na Assembleia Legislativa do Paraná. Advogada e radialista, ela é filha do ex-prefeito Jocelito Canto e irmã da vereadora Joce Canto (PP). Nas eleições municipais de 2020, Mabel foi a candidata mais votada no primeiro turno, mas perdeu para Elizabeth no segundo. Este ano, Mabel volta à disputa com a chapa “Muda, Ponta Grossa,” formada pela Federação PSDB/Cidadania e pelo PP, tendo Sandra Queiroz (PSDB) como vice.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Presidente da Câmara pede cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética
Hugo Motta enviou 20 representações por quebra de decoro, incluindo quatro contra o deputado, acusado de obstrução à Justiça e sanções contra o Brasil
Em busca de emprego? SINE Ponta Grossa oferece 332 vagas de emprego nesta segunda-feira, 18
Há oportunidades com e sem experiência, além de vagas destinadas a pessoa com deficiência (PCD)
Prefeitura e Plano Prever farão doação de 220 óculos de grau em Ponta Grossa
Cadastro para participar deve ser feito nos CRAS, mediante receita médica oftalmológica válida de até seis meses

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.