Ponta Grossa amplia uso de semáforos inteligentes para otimizar o trânsito na cidade

Tecnologia autônoma permite ajustes em tempo real de acordo com o fluxo de veículos, melhorando a mobilidade urbana em Ponta Grossa.
Atualmente, Ponta Grossa conta com 132 cruzamentos semaforizados, todos operados de forma online através do Centro de Controle Operacional Semafórico do Município.

Ponta Grossa está prestes a se tornar ainda mais moderna e inteligente com a ampliação do número de ‘semáforos inteligentes’ no município. O próximo local a receber essa tecnologia será o cruzamento das ruas Emílio de Menezes e Luiz da Gama. Posteriormente, outros pontos da cidade serão selecionados para a realização de testes utilizando a avançada tecnologia Headway Dataprom.

Com a implementação desses dispositivos autônomos, Ponta Grossa, que atualmente já conta com 132 cruzamentos semaforizados operados de forma online pelo Centro de Controle Operacional Semafórico do Município, dará um importante passo rumo a um trânsito mais eficiente e seguro.

A prefeita Elizabeth Schmidt ressalta a importância de investir em tecnologia para tornar a cidade mais moderna e inteligente, afirmando que essa expansão dos semáforos inteligentes é um dos grandes objetivos da administração municipal. Essa iniciativa promete trazer significativas melhorias para o tráfego da cidade.

“Investir em tecnologia é essencial para que continuemos avançando em direção a uma cidade cada vez mais moderna e inteligente. Esse é um dos nossos grandes objetivos e a ampliação do número de semáforos inteligentes  vem ao encontro disso, proporcionando grandes melhorias para o trânsito da nossa cidade”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

O secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, destaca que a introdução de mais dispositivos autônomos permitirá ajustes em tempo real do sistema de acordo com o fluxo de veículos. Atualmente, o município já opera um sistema que possibilita diversos ajustes em tempo real nos semáforos. No entanto, a diferença com os novos dispositivos autônomos é que eles são capazes de identificar o aumento do fluxo em determinada via e escolher a melhor configuração para ordenar o tráfego, como aumentar ou diminuir o tempo de sinal verde, proporcionando um melhor fluxo de veículos e evitando congestionamentos, facilitando assim os deslocamentos da população.

Juarez Alvez, diretor do departamento de engenharia de tráfego do Município, explica que o Centro de Operações já utiliza mais de 20 configurações diferentes que são aplicadas em horários e situações pré-programadas para adequar o fluxo de veículos ao longo do dia. Com a expansão do sistema autônomo, os semáforos dos novos cruzamentos poderão operar de forma pré-programada, mas também terão a capacidade de fazer ajustes com base no contexto de cada via, sem a necessidade de programação prévia.

Além da implementação dos semáforos autônomos no cruzamento das ruas Emílio de Menezes e Luiz da Gama, a Prefeitura já instalou esses dispositivos nos cruzamentos das ruas Saldanha da Gama com Francisco Ribas e das ruas Suíça com Aldo Vergani. Essa ação faz parte de um projeto piloto desenvolvido em parceria com a Telmex, empresa do grupo Claro, com duração de 60 dias para avaliação da tecnologia.

Via Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Justiça prorroga prisão de envolvidos no caso Geovana
A justiça prorrogou, no final da tarde de hoje (24), por mais trinta dias, a prisão dos suspeitos de envolvimento no homicídio de Geovana, menina de 10 anos que foi baleada na cabeça e faleceu em decorrência
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.