Polícia Científica do PR envia equipe para auxiliar nos trabalhos no Rio Grande do Sul

São quatro técnicos de perícia, uma viatura, um caminhão, um drone com câmera térmica, insumos e 1.200 litros de água mineral. A equipe vai contribuir com as perícias, além de levar insumos, como luvas, máscaras, toucas, cobertores e demais materiais solicitados
Foto: Gabriel Rosa/AEN

A Polícia Científica do Paraná (PCP) enviou, no início da noite desta terça-feira (7), quatro técnicos de perícia para auxiliar nos trabalhos no Rio Grande do Sul. Também foram encaminhados uma viatura, um caminhão, um drone com câmera térmica, insumos e 1.200 litros de água mineral. A equipe vai contribuir com as perícias, além de levar insumos, como luvas, máscaras, toucas, cobertores e demais materiais solicitados.

“Acima de tudo, estamos cumprindo nossa missão como servidores de dar apoio nesse momento ao estado do Rio Grande do Sul, aos nossos colegas, nossos irmãos. Vamos desenvolver a atividade pericial, que é de suma importância para a sociedade”, explicou o diretor Operacional da PCP, Ciro Pimenta. “Nossa equipe deve ficar de sete a 10 dias, mas, sendo necessário, podemos estender esse prazo ou até mandar uma equipe em reforço. Um dos objetivos agora é reconhecer como está o local para poder dimensionar se será preciso mandar um reforço ou um equipamento específico”.

A medida faz parte de uma série de ações do Governo do Paraná para auxiliar o Rio Grande do Sul, como a mobilização de uma equipe do Corpo de Bombeiros para ajudar nos resgates a pessoas ilhadas, o envio de cinco caminhões-pipa da Sanepar e de mais de 190 toneladas de donativos.

A técnica de perícia Patrícia Cordeiro, que faz parte do grupo da PCP, salienta a importância da missão. “Estamos prontos para auxiliar no que for solicitado. Entendemos que temos uma missão humanitária e esperamos somar esforços para ajudar a população gaúcha”, afirmou.

“O importante é o apoio neste momento difícil. Diante da gravidade das enchentes, nos colocamos à disposição das equipes gaúchas para auxiliar no que for necessário e vamos atuar no trabalho de perícia, junto com os colegas do Instituto-Geral de Perícia do Rio Grande do Sul”, disse o técnico de perícia Fernando Anselmo Nunes.

SALVAMENTO – Desde o início da operação de apoio, na semana passada, as forças de salvamento e segurança do Paraná já resgataram mais de 850 pessoas sob orientação das forças gaúchas. Elas estão mobilizadas em cidades atingidas por alagamentos e trabalham ao lado de voluntários, forças de salvamento de outros estados e das forças armadas. São 34 bombeiros paranaenses mobilizados, além de dois policiais militares com um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

Além disso, nesta terça-feira, mais 28 policiais militares, viaturas, um barco e outro helicóptero foram encaminhados para ajudar no policiamento ostensivo. Nesta quarta (8), uma nova equipe de bombeiros paranaenses vai se deslocar ao Rio Grande do Sul.

Foto: Gabriel Rosa/AEN

CAMPANHA SOS RS É PRORROGADA – O prazo para arrecadação por meio da campanha SOS RS, organizada pela primeira-dama Luciana Saito Massa e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, foi prorrogado até 22 de maio. Alimentos não perecíveis como arroz, café, açúcar, leite em pó, além de água potável, ração animal, materiais de higiene e limpeza, colchões, colchonetes e cobertores podem ser entregues em qualquer unidade do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, das 8h às 20h.

No caso de outros itens, como roupas, calçados, itens de cama e banho e utensílios domésticos, podem ser entregues na sede do Provopar, na Rua Hermes Fontes, 315, no bairro Batel, em Curitiba, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. As unidades do Instituto Água e Terra (IAT) também estão recebendo doações.

Para se tornar voluntário, a pessoa pode enviar uma mensagem para a Defesa Civil Estadual via WhatsApp para o número (41) 3281-2510, informando nome completo e endereço. O órgão cuida da sistematização a encaminhará para a unidade que mais precisa próxima a sua localidade.

Com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN)

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Justiça prorroga prisão de envolvidos no caso Geovana
A justiça prorrogou, no final da tarde de hoje (24), por mais trinta dias, a prisão dos suspeitos de envolvimento no homicídio de Geovana, menina de 10 anos que foi baleada na cabeça e faleceu em decorrência
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.