A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio do Departamento de Imunização, está disponibilizando a 2ª dose de reforço da vacina bivalente contra a covid-19. A medida vale para dois públicos: pessoas com mais de 60 anos de idade, e imunocomprometidos com mais de 12 anos de idade. A decisão segue Nota Técnica enviada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (6). O documento nacional confirma o primeiro caso da variante de interesse BA.2.86 da Ômicron no país, mais precisamente no estado do Ceará.
Com o objetivo de evitar surtos da doença em Ponta Grossa, o Município está seguindo a recomendação do Ministério. A segunda dose de reforço da bivalente contra covid estará disponível em Ponta Grossa nas salas de vacina das Unidades de Saúde e no Ônibus da Vacina, que terá ação especial nesta sexta-feira (08), das 9h às 17h, ao lado da Estação Arte, no Centro.
De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi, a manutenção do esquema vacinal atualizado é uma ferramenta importante no combate à doença.
“A vacinação é a maior ferramenta de proteção que possuímos em relação à Covid-19. Por isso, é essencial que as pessoas que fazem parte dos públicos-alvo desta etapa busquem as salas de vacina e realizem a atualização”, alerta Juliane
“A segunda dose de reforço da vacina bivalente deve ser aplicada com intervalo mínimo de seis meses após a primeira dose”, explica a coordenadora do Departamento de Imunização, Stela Godoy, que reitera a necessidade de Ponta Grossa ampliar a cobertura com a vacina bivalente.
“Ponta Grossa atingiu 99,5% da população acima de 18 anos com o esquema vacinal primário contra covid. No entanto, o esquema que inclui a vacina bivalente está em pouco mais de 22%”, expõe.
Salas de vacina de Ponta Grossa em funcionamento
- Alfredo Levandovski (Gralha Azul)
- Antero de Mello (Rio Verde)
- Antonio Russo (São José)
- Carlos Ribeiro de Macedo (Parque do Café)
- Cleon de Macedo (Vila Rubini)
- Egon Roskamp (Santa Paula)
- Jayme Gusman (Vila Estrela)
- José Bueno (Jacarandá)
- José Carlos Araújo (Cará-Cará)
- João de Oliveira Bello (Guaragi)
- Júlio Azevedo (Vila Vilela)
- Lauro Müller (Santa Maria)
- Lubomir Antonio Urban (31 de Março)
- Luís Conrado Mansani (Uvaranas)
- Nilton Luiz de Castro (Tarobá)
- Ottoniel Pimentel (Vila Cipa)
- Rômulo Pazzinato (Nova Rússia)
- Roberto de Jesus Portela (Ronda)
- Santo Domingo Zampier (Costa Rica)
- Sharise Angélica Arruda (Recanto Verde)
- Zilda Arns (Pq N. Sra. das Graças)