Polícia Federal realiza operação contra grupo acusado de planejar atentados contra Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes

Grupo criminoso é acusado de arquitetar atentados contra autoridades para impedir a posse do governo eleito em 2022; Polícia Federal cumpre mandados em quatro estados e no Distrito Federal.

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (19) uma operação para investigar uma organização criminosa suspeita de planejar os assassinatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O grupo também é acusado de articular ações para impedir a posse do governo eleito em 2022.

De acordo com as investigações, a organização, composta em sua maioria por militares das Forças Especiais, conhecidos como “kids pretos”, teria como objetivo promover um golpe de estado. A operação envolve o cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão e 15 medidas cautelares, abrangendo alvos nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e no Distrito Federal.

Plano “Punhal Verde e Amarelo”

O plano do grupo, chamado de “Punhal Verde e Amarelo”, previa que os assassinatos de Lula, Alckmin e Moraes ocorreriam em 15 de dezembro de 2022, apenas três dias após a diplomação do presidente eleito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a PF, o grupo monitorava Alexandre de Moraes constantemente e também planejava instituir um “Gabinete Institucional de Gestão de Crise” para coordenar as ações e lidar com os impactos do golpe.

Principais investigados

Entre os alvos da operação estão:

  • Hélio Ferreira Lima: Integrante do grupo de elite “kids pretos”, especializado em missões secretas e de alta complexidade;
  • Mario Fernandes: General da reserva e ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL);
  • Rafael Martins de Oliveira: Também membro do grupo “kids pretos”;
  • Rodrigo Bezerra de Azevedo: Outro integrante dos “kids pretos”;
  • Wladimir Matos Soares: Policial federal.

O cumprimento dos mandados contou com o apoio do Exército, que acompanhou as ações realizadas nas localidades mencionadas. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar as conexões entre os acusados.

Informações: CNN

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Renovação automática da CNH começa a valer nesta sexta (9) para bons condutores
Motoristas sem infrações nos últimos 12 meses terão o documento renovado gratuitamente e de forma digital, sem necessidade de ir ao Detran
Parque Estadual de Vila Velha amplia atrações e programação para o período de férias
Ao longo de todo o mês de janeiro, a Unidade de Conservação funcionará ininterruptamente, com vendas de ingressos até as 15 horas
Mulher grávida de gêmeas morre após passar mal em casa em Curitiba
Gestante de 29 anos estava no fim da gravidez; parto de emergência foi realizado, mas mãe e bebês não resistiram

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.