Paraná recomenda vacina bivalente contra a Covid-19 para todas as pessoas acima de 18 anos

Paraná recomenda vacina bivalente contra a Covid-19 para todas as pessoas acima de 18 anos

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) recomendou a administração da dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 para todos os indivíduos com idade superior a 18 anos. A orientação segue a nova norma do Programa Nacional de Imunizações (PNI), divulgada pelo Ministério da Saúde através da Nota Técnica nº 30/2023 da Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização (CGICI).

De acordo com o documento, a recomendação é válida para todas as pessoas com mais de 18 anos que receberam pelo menos duas doses da vacina primária e leva em consideração a disponibilidade de vacinas bivalentes e a necessidade de atualização da resposta imunológica da população para as novas variantes do vírus.

Agora, cada município deve organizar a chamada para o novo grupo de pessoas, conforme a demanda e a quantidade de doses disponíveis. Inicialmente, as equipes municipais podem utilizar as vacinas que estão em estoque até que novos suprimentos sejam enviados pelo governo federal.

O secretário de Saúde, Beto Preto, afirmou que o estado do Paraná estava esperando por essa orientação, uma vez que a adesão à vacina estava abaixo do esperado em todo o país e há doses disponíveis. Ele enfatizou a importância de vacinar o maior número de pessoas possível e que o estado está preparado para essa ampliação e continuará trabalhando em conjunto com os municípios.

No Paraná, a vacinação com doses bivalentes completa dois meses nesta semana e já foram aplicadas 666 mil doses, o que corresponde a 45% das 1,5 milhão de doses enviadas aos municípios. O estado está se preparando para enviar um novo lote de 156 mil doses para as 22 regionais de saúde ainda esta semana e a Sesa deve receber um novo lote do Ministério da Saúde nos próximos dias para ampliar a vacinação.

Anteriormente, a vacinação com doses bivalentes era recomendada apenas para idosos com mais de 60 anos, pessoas com comorbidades, pessoas que vivem em instituições de longa permanência a partir dos 12 anos, trabalhadores dessas instituições, pessoas imunocomprometidas (também a partir dos 12 anos), indígenas, ribeirinhos e quilombolas (acima de 12 anos), gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir dos 12 anos), população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários dessas unidades.

Via Agência Estadual de Notícias.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Madame Web, Baghead e outros: Confira a programação dos cines em PG
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.