Paraná recomenda vacina bivalente contra a Covid-19 para todas as pessoas acima de 18 anos

Paraná recomenda vacina bivalente contra a Covid-19 para todas as pessoas acima de 18 anos

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) recomendou a administração da dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 para todos os indivíduos com idade superior a 18 anos. A orientação segue a nova norma do Programa Nacional de Imunizações (PNI), divulgada pelo Ministério da Saúde através da Nota Técnica nº 30/2023 da Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização (CGICI).

De acordo com o documento, a recomendação é válida para todas as pessoas com mais de 18 anos que receberam pelo menos duas doses da vacina primária e leva em consideração a disponibilidade de vacinas bivalentes e a necessidade de atualização da resposta imunológica da população para as novas variantes do vírus.

Agora, cada município deve organizar a chamada para o novo grupo de pessoas, conforme a demanda e a quantidade de doses disponíveis. Inicialmente, as equipes municipais podem utilizar as vacinas que estão em estoque até que novos suprimentos sejam enviados pelo governo federal.

O secretário de Saúde, Beto Preto, afirmou que o estado do Paraná estava esperando por essa orientação, uma vez que a adesão à vacina estava abaixo do esperado em todo o país e há doses disponíveis. Ele enfatizou a importância de vacinar o maior número de pessoas possível e que o estado está preparado para essa ampliação e continuará trabalhando em conjunto com os municípios.

No Paraná, a vacinação com doses bivalentes completa dois meses nesta semana e já foram aplicadas 666 mil doses, o que corresponde a 45% das 1,5 milhão de doses enviadas aos municípios. O estado está se preparando para enviar um novo lote de 156 mil doses para as 22 regionais de saúde ainda esta semana e a Sesa deve receber um novo lote do Ministério da Saúde nos próximos dias para ampliar a vacinação.

Anteriormente, a vacinação com doses bivalentes era recomendada apenas para idosos com mais de 60 anos, pessoas com comorbidades, pessoas que vivem em instituições de longa permanência a partir dos 12 anos, trabalhadores dessas instituições, pessoas imunocomprometidas (também a partir dos 12 anos), indígenas, ribeirinhos e quilombolas (acima de 12 anos), gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir dos 12 anos), população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários dessas unidades.

Via Agência Estadual de Notícias.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Itaipu e UEPG firmam parceria para capacitar engenheiros que atuarão em municípios do Paraná
Programa oferece bolsas de especialização e estágio para elaboração de projetos de infraestrutura em cidades com baixo IDHM
Consulado do Palmeiras de Ponta Grossa marca presença em Nova York
Grupo de torcedores participou de gravação ao vivo do Globo Esporte e exibiu faixa do consulado às vésperas da estreia do Palmeiras no Mundial de Clubes
População é convidada a opinar sobre arborização urbana em Ponta Grossa
Moradores podem responder formulário e contribuir com ações futuras do plano de arborização

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.