ONU dá alerta vermelho após recorde de calor em 2023

As temperaturas médias atingiram um novo pico após 174 anos de documentação
© Philippe LEJEANVRE/GettyImages

Os principais recordes de temperatura e calor foram quebrados no último ano, e em 2024, a situação pode piorar ainda mais, de acordo com novo alerta emitido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), nesta terça-feira (19).

O chefe da organização se sente mais preocupado com as temperaturas críticas nos oceanos e o degelo das calotas polares. De acordo com a agência meteorológica da ONU, o planeta atingiu um novo pico em suas temperaturas médias em 174 anos de documentação, atingindo 1,45 °C acima dos níveis pré-industriais.

As temperaturas do oceanos também tiveram novos picos em 65 anos de dados, com mais de 90% dos mares enfrentando ondas de calor durante o ano, o que acaba prejudicando sistemas alimentares, de acordo com a OMM.

O relatório divulgado nesta terça, mostrou uma grande diminuição no gelo marinho da Antártica, com o nível máximo medido em 1 milhão de km² abaixo do anterior (o que seria uma área aproximadamente equivalente ao Egito).

A atual tendência colabora com o aquecimento dos oceanos, que provoca a expansão da água, que contribui para o dobro da taxa de subida do nível do mar na última década, em comparação com outros períodos, como de 1993-2002, afirma.

O atual aquecimento dos oceanos se concentra no Atlântico Norte, com temperaturas médias de 3 °C acima da média no final de 2023. As temperaturas altas afetam os ecossistemas marinhos, fazendo com que muitas espécies fujam desta área em busca de temperaturas mais frias.

Com informações de CNN Brasil

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Confira a agenda do fim de semana em Ponta Grossa de 18 a 21 de abril:
Não sabe o que fazer no final de semana? Chegou a agenda, repleta de bons rolês pra você aproveitar.Vem conferir uma programação.
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.