O programa Ônibus da Vacina, uma iniciativa da Prefeitura de Ponta Grossa para ampliar o acesso à imunização, será apresentado na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, evento que acontecerá entre os dias 18 e 20 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). A ação foi selecionada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e está entre as 25 experiências inovadoras do Paraná a serem exibidas no encontro.
A prefeita Elizabeth Schmidt celebrou o reconhecimento: “Ampliar a cobertura vacinal é uma meta de todo o país, e Ponta Grossa tem uma ferramenta diferenciada, que é o Ônibus da Vacina, aproximando a prevenção das pessoas e facilitando o acesso à saúde.”
Impacto local
Desde sua criação, há pouco mais de dois anos, o Ônibus da Vacina aplicou mais de 120 mil doses de imunizantes. A iniciativa se destaca pela agilidade, qualidade no atendimento e facilidade de acesso, tornando-se popular entre os ponta-grossenses.
De acordo com a coordenadora do Departamento Municipal de Imunização, Stela Godoy, que apresentará o projeto em Brasília, o programa tem desempenhado um papel essencial na eliminação de barreiras para a vacinação: “Com o Ônibus da Vacina, diminuímos as barreiras de vacinação em Ponta Grossa.”
A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Priscila Degraf, reforçou a importância do projeto: “O Ônibus vai onde as pessoas estão, seja em CMEIs, escolas, indústrias, comércios ou eventos. Essa descentralização facilita o acesso e nos ajuda a atingir as metas de cobertura vacinal.”
Benefícios do programa
Entre os destaques do projeto, estão:
- Horários diferenciados, incluindo finais de semana e feriados;
- Divulgação ampla da agenda, garantindo acesso à informação;
- Disponibilização de todos os imunobiológicos necessários;
- Conferência de carteirinhas infantis e oferta do selo “Vacina em Dia” para matrículas escolares;
- Atendimento em áreas de difícil acesso, como comunidades rurais e isoladas.