Na manhã desta segunda-feira (18), equipes do Instituto Klimionte Ambiental (IKA) foram acionadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), para resgatar do corpo de uma onça sussuarana, na BR-376, em frente à entrada do Parque Vila Velha. Ao chegarem no local, constataram que o animal era uma fêmea adulta e já estava em óbito.
A onça parda, também conhecida como puma, pesava 25,7 kgs e estava em idade reprodutiva. O veterinário do IKA, Robson Carlos Klimionte, relatou que o animal apresentava uma lesão grave no crânio, causada provavelmente por um atropelamento durante a madrugada. Klimionte destacou que a onça-parda faz parte da fauna da região dos Campos Gerais.
O corpo foi encaminhado ao setor de zoologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde será dissecado e estudado.
O IKA é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com a missão de proteger e preservar a fauna dos Campos Gerais.
Casos de resgates de animais, como aves e mamíferos, devem ser comunicados primeiramente à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ponta Grossa pelo telefone (42) 3220-1000, Ramal 2308.
Confira imagens do resgate: