Na última terça-feira (27 de maio), os criadores do Pontagrossauros Podcast ministraram uma oficina de podcast para os alunos do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Durante a oficina “Podcast do zero: A criação do Pontagrossauros na prática”, os idealizadores Richard Eidam, Alex William e Dalcion França, falaram sobre a origem, as etapas do desenvolvimento e profissionalização do programa. A atividade fez parte da 19ª Semana de Integração e Resistência, promovida pelo Centro Acadêmico João do Rio (CaJor).
O gestor de mídias e um dos criadores do Pontagrossauros, Alex William, destacou a importância de retornar à universidade em um novo papel. “Foi muito simbólico e gratificante ministrar uma oficina de podcast para os alunos de jornalismo da UEPG. Sabemos a importância desse curso e o impacto que a universidade tem na formação de profissionais. Poder compartilhar um pouco da nossa trajetória e das experiências que vivemos no podcast não tem preço”, afirmou.
Já o designer Richard Eidam reforçou o propósito do projeto. “O Pontagrossauros já completou um ano. Ao longo desse tempo, tivemos a honra de receber convidados que marcaram a história e o cotidiano de Ponta Grossa. Desde o início, nosso compromisso é dar voz a todos, conhecidos ou não, e valorizar a cultura local. Sabemos que competir com grandes produções não é fácil, mas seguimos focados em entregar um conteúdo de qualidade, feito por e para quem é daqui. Nosso objetivo é que os ponta-grossenses se enxerguem, se ouçam e se valorizem através do nosso podcast.”
Para Dalcion França, a diversidade de convidados é um dos pontos que mais enriquecem a produção. “Eu acho muito legal a variedade que a gente tem no podcast Pontagrossauros. É um desafio e tanto lidar com estilos tão diferentes de convidados, desde a prefeita da cidade até o Palhaço Pop. A gente precisa manter sempre o lado profissional, mas é justamente essa diferença de clima e feeling que torna tudo mais interessante”, contou.
Durante a oficina, os alunos puderam tirar dúvidas, conhecer os bastidores da produção e entender os processos criativos e técnicos que envolvem o projeto. A troca entre estudantes e produtores evidenciou o potencial do podcast como ferramenta jornalística e de valorização local.