Nova carteira de identidade será emitida sem informação sobre sexo

Novo modelo de Carteira de Identidade Nacional elimina campo de sexo, impulsionando a inclusão e respeito à Diversidade de Gênero.

Governo Federal promoverá mudanças na Carteira Nacional de Identidade (CIN) visando tornar o registro mais inclusivo e representativo. O novo modelo do documento não fará distinção entre nome social e nome civil, adotando o nome declarado pela pessoa no momento da emissão.

Além disso, a carteira de identidade será impressa sem o campo referente ao sexo. Um decreto que regulamentará essas alterações está previsto para ser publicado no final de junho. A partir desse momento, todos os novos documentos emitidos seguirão o novo modelo.

Essas mudanças na Carteira de Identidade Nacional foram solicitadas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com o objetivo de promover maior cidadania e respeito às pessoas LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras). Elas fazem parte do compromisso do governo federal com políticas públicas voltadas para esse público.

A Carteira de Identidade Nacional determina o CPF como um número único e válido em todo o território nacional. Atualmente, o documento pode ser utilizado em 12 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para obter a nova carteira, os cidadãos devem procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado em que desejam ser atendidos.

Com a introdução da nova identidade, a probabilidade de ocorrência de fraudes é reduzida, uma vez que anteriormente era possível que uma mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF.

A nova carteira de identidade terá um QR Code, que possibilitará a verificação de sua autenticidade por meio de qualquer smartphone, bem como a identificação se o documento foi furtado ou extraviado. Além disso, ela contará com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que também permitirá seu uso como documento de viagem.

Via Agência Brasil.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

LevAR-TE promove 1ª Mostra de Teatro e Música
Uma programação especial que valoriza talentos locais e aproxima o público da produção artística da cidade
Vacinação contra a gripe é retomada em Ponta Grossa nesta sexta (11)
Imunização será destinada apenas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde
Em busca de emprego? SINE Ponta Grossa oferece 276 vagas de emprego nesta segunda-feira, 14
Há oportunidades com e sem experiência, além de vagas destinadas a pessoa com deficiência (PCD)

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.