Nome de Zilda Arns é incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Zilda Arns ganha hospital com seu nome no Haiti - Sulinfoco

A pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann foi recentemente homenageada por ter seu nome incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade em Brasília. A lei que oficializou a inclusão de seu nome foi sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e divulgada no Diário Oficial da União em 24 de abril de 2023.

Nascida em Forquilhinha, Santa Catarina em 25 de agosto de 1934, Zilda Arns dedicou sua vida à luta contra a desnutrição infantil e à valorização do trabalho voluntário. Sua contribuição para a sociedade foi amplamente reconhecida, sendo indicada três vezes para o Prêmio Nobel da Paz e homenageada em diversas ocasiões tanto no Brasil quanto no exterior. Foi uma das fundadoras da Pastoral da Criança, organização que treinava voluntários para ajudar mães de crianças carentes a preparar soro caseiro para combater a diarreia e a desidratação. Com o apoio do Unicef, essa iniciativa alcançou 72% do território nacional.

Zilda também teve um papel fundamental na reversão da síndrome da morte súbita infantil. Em 2009, liderou uma campanha que enfatizou a importância de colocar o bebê para dormir de barriga para cima, o que foi comprovado cientificamente como sendo mais seguro.

Em 2004, fundou a Pastoral da Pessoa Idosa, que treinou líderes comunitários para auxiliar os idosos a controlar vacinas, evitar acidentes domésticos e identificar possíveis problemas de saúde. Atualmente, essa organização atende mais de 100 mil idosos em 579 municípios brasileiros.

Infelizmente, Zilda Arns faleceu em 12 de janeiro de 2010, aos 75 anos, enquanto estava em missão de paz no Haiti. Durante um terremoto que atingiu a capital Porto Príncipe, ela foi atingida por escombros após o colapso do teto de uma igreja onde estava dando uma palestra.

Via Agência Brasil.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Madame Web, Baghead e outros: Confira a programação dos cines em PG
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.