Lei do Mercado de Carbono será sancionada nesta quinta com relatoria de Aliel Machado

Deputado federal destaca a importância da nova legislação para o controle de emissões, preservação ambiental e desenvolvimento econômico do Brasil

A Lei do Mercado de Carbono, relatada pelo deputado federal Aliel Machado (PV), será sancionada nesta quinta-feira (12), às 11h, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social no Palácio Itamaraty. A cerimônia contará com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Devido a um internamento emergencial, o presidente Lula assinará a Lei de forma remota.

O deputado Aliel destacou o impacto significativo da nova legislação:

“Com o Mercado de Carbono, o Brasil se coloca como protagonista da agenda desenvolvimentista global que pode salvar o mundo, enquanto atrai investimentos para a geração de riquezas em um modelo de desenvolvimento sustentável. O resultado será a geração de milhares de empregos verdes, principalmente nas regiões mais carentes do país.”

Como funciona o Mercado de Carbono?

O Mercado de Carbono é um instrumento econômico criado para ajudar na redução das emissões de gases de efeito estufa. Ele se divide em dois tipos principais:

  1. Mercado Regulamentado: Governos estabelecem limites para as emissões de CO² pelas empresas. As que emitirem menos do que o permitido podem vender créditos de carbono para outras.
  2. Mercado Voluntário: Embora não obrigatório, permite que iniciativas como reflorestamento e preservação ambiental sejam financiadas por empresas interessadas em compensar suas emissões.

No Brasil, o desmatamento é a maior fonte de emissões de CO². A nova lei busca valorizar financeiramente a preservação das florestas em pé, um passo essencial para mitigar os impactos ambientais.

Impactos para o Agronegócio e a Economia

Ainda sem métodos precisos para quantificar as emissões do agronegócio, este setor ficou fora do mercado regulamentado por enquanto. No entanto, a adesão ao mercado voluntário deve estimular práticas mais sustentáveis.

Estimativas indicam que o mercado de carbono pode gerar cerca de R$ 40 bilhões anuais para a economia brasileira, fortalecendo a transição energética e consolidando o país como líder global em mudanças climáticas.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

LevAR-TE promove 1ª Mostra de Teatro e Música
Uma programação especial que valoriza talentos locais e aproxima o público da produção artística da cidade
Vacinação contra a gripe é retomada em Ponta Grossa nesta sexta (11)
Imunização será destinada apenas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde
Em busca de emprego? SINE Ponta Grossa oferece 276 vagas de emprego nesta segunda-feira, 14
Há oportunidades com e sem experiência, além de vagas destinadas a pessoa com deficiência (PCD)

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.