Laboratório chinês testa ‘novo’ vírus com 100% de taxa de mortalidade

No estudo revelado, os ratos que foram cobaias infectadas com o vírus GX_P2V morreram em até 8 dias e possuíam alta carga viral no cérebro e olhos. Os cientistas ainda admitiram que há um 'risco de se espalhar para humanos'.
Imagem Ilustrativa/Reprodução: Freepik

Um laboratório na China conduziu testes com uma variante letal do coronavírus SARS-CoV-2 em animais, conhecida como GX_P2V, gerando preocupações sobre uma potencial nova pandemia. De acordo com informações do Daily Mail, os cientistas replicaram um vírus semelhante ao da COVID-19, inicialmente encontrado em pangolins, e o examinaram em ratos geneticamente modificados.

Durante o experimento, os animais infectados com GX_P2V faleceram em um período de oito dias, sendo observada uma elevada carga viral nos cérebros e olhos dos roedores. Um artigo pré-publicado no bioRxiv, ainda não submetido à revisão por pares, alertou sobre possíveis riscos de transmissão para humanos. O vírus, estudado pela Universidade de Tecnologia Química de Pequim, foi identificado em 2017, antes do surgimento da pandemia de COVID-19, como relatado pelo Daily Mail.

O GX_P2V foi inicialmente encontrado em pangolins na Malásia e posteriormente passou por mutações em um laboratório em Pequim, adquirindo uma maior letalidade. No estudo mencionado no bioRxiv, o vírus foi testado em 24 ratos, e todos os roedores infectados pelo GX_P2V perderam a vida em até oito dias, exibindo sintomas severos. Os pesquisadores notaram uma significativa presença do vírus em diversas partes do corpo dos ratos, incluindo o cérebro e os olhos, conforme reportado pelo periódico britânico Daily Mail.

O estudo também destacou que a carga viral nos pulmões diminuiu no sexto dia, enquanto o vírus mostrou uma alta presença no cérebro dos animais. Isso sugere que o vírus inicialmente infecta o sistema respiratório e, posteriormente, migra para o cérebro, diferenciando-se do padrão do SARS-CoV-2.

O Daily Mail observa que, semelhante à cepa original da covid-19, o GX_P2V também resultou na morte de todos os ratos em certos estudos, indicando que sua letalidade em humanos pode não ser tão elevada.

Com informações de: Daily Mail e Diário da Manhã

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Procon aplica multa em estabelecimento por venda de produtos vencidos
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.