Natural de Castro, Murilo Lopes Santos, de 26 anos, faleceu em combate na Guerra da Ucrânia, na cidade de Zaporizhzhia, a notícia foi confirmada pelos familiares do jovem.
O jovem teria se alistado voluntariamente e chegou ao país do leste europeu no dia 3 de novembro de 2022, motivado por ajudar o povo ucraniano contra a invasão russa, uma guerra que dura mais de dois anos.
“Ele falava: ‘É muito covarde o que fizeram com a Ucrânia e eu quero defender’. E aquilo ficou na cabeça, no coração dele. Era o ideal que ele tinha”, disse a mãe.
A guerra começou em 24 de fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia e fez ataques pela terra, pelo ar e pelo mar, deixando nenhuma previsão de encerrar o conflito na região.
Rosângela, mãe de Murilo, afirma que sempre foi contra a decisão do filho, mas não conseguiu impedir a ida do mesmo, já que, segundo ela, isso refletia a essência de Murilo. A morte do rapaz foi confirmada na manhã da última sexta-feira (5).
No Brasil, o jovem serviu o Exército em Castro por cerca de um ano e meio e saiu apenas porque a instituição deu baixa após ter prestado o tempo de serviço militar. A mãe lembra que ele tinha o sonho de seguir na carreira militar.
De acordo com a família, Murilo desembarcou em Cracóvia, na Polônia, e pegou um ônibus até a divisa com a Ucrânia. Depois, ficou cerca de um mês na cidade ucraniana Ternopil.
Em conversas com a mãe, o jovem relatava que não queria mais voltar a morar no Brasil e que tinha escolhido a Ucrânia como país para viver.
Com informações do g1