A Seleção Brasileira encerrou sua participação nas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo com derrota de 1 a 0 para a Bolívia, na noite de terça-feira (9), em El Alto, a 4.150 metros de altitude. O único gol da partida foi marcado por Miguelito, jogador que havia sido preso em maio em Ponta Grossa por injúria racial contra Allano, atleta do Operário Ferroviário.
O caso ocorreu durante partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, no Estádio Germano Krüger. Por volta dos 30 minutos do primeiro tempo, após uma disputa de bola, Miguelito teria chamado Allano de “preto do caralho”. O árbitro aplicou o protocolo antirracismo da CBF, interrompendo o jogo por cerca de 15 minutos. Testemunhos de Allano e do capitão do Operário, Jacy, foram considerados suficientes para a prisão em flagrante, baseada no artigo 2º-A da Lei nº 7.716/89.
Com a derrota para a Bolívia, o Brasil fechou a campanha das Eliminatórias sul-americanas com 28 pontos, terminando apenas na quinta colocação, atrás de Colômbia, Uruguai, Equador e Argentina. Apesar do desempenho ruim, a Seleção já tem vaga garantida na Copa do Mundo de 2026.