A Polícia Civil de Teixeira Soares, concluiu as investigações de um inquérito policial, indiciando dois homens pela prática do crime de maus tratos a animais, tipificado no artigo 32, § 1º-A, da Lei 9.605/98.
As investigações iniciaram após denúncia de abandono de aproximadamente 12 gatos, em uma propriedade localizada no município de Teixeira Soares/PR. Os indiciados, deixaram os animais abandonados após a mudança de um deles, que morava na residência, para outro local, no dia 04 de maio de 2025.
Durante as diligências realizadas nos dias seguintes, a equipe policial, em conjunto com a Secretaria de Agricultura do Município de Teixeira Soares, constatou no local que os felinos foram deixados sem qualquer tipo de cuidado ou assistência, como água ou alimentação, apresentando sinais evidentes de abandono e maus-tratos.
Durante os depoimentos, as testemunhas relataram que chegaram a enterrar gatos e cachorros que morriam na propriedade, pois quando os animais faleciam, eram jogados próximos à linha do trem por um dos investigados, sem o sepultamento adequado.
A ação conjunta dos órgãos citados foi fundamental para a constatação das condições precárias em que os animais foram deixados. A situação evidenciou uma clara violação às normas de proteção animal vigentes. Com o apoio da Secretaria de Saúde do Município, foram realizadas as castrações dos animais, além de uma campanha para a doação dos gatos abandonados.
Cumpridas as formalidades legais, ambos os investigados foram indiciados pela prática do crime de maus tratos a animais. O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário para as providências cabíveis.
O Delegado Wesley Vinícius, titular da Delegacia de Teixeira Soares, reforça a importância das denúncias feitas pela população para o combate a casos de maus-tratos a animais e menciona que a Polícia Civil continuará atuando rigorosamente na apuração desses crimes.
Assessoria de Imprensa