Audiência pública discute inclusão de novas áreas no perímetro urbano de Ponta Grossa

Reunião será realizada no dia 2 de julho para debater mudanças no Plano Diretor do município

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) realiza, no próximo dia 2 de julho, audiência pública para discutir alterações em leis urbanísticas que integram o Plano Diretor do município. O encontro será entre 17h e 20h, no Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado no Lago de Olarias.

A audiência tem como foco principal a proposta de inclusão de novas áreas no perímetro urbano da cidade, por meio dos seguintes processos: Processo OXY 30.403/2024; Processo OXY 44.818/2024; Processo OXY 27.975/2025.

Os documentos e informações detalhadas sobre as propostas estão disponíveis e podem ser acessados por meio do link: https://acesse.one/audienciaIPLAN ou solicitados diretamente ao Iplan pelo e-mail: iplan.pg@gmail.com.

De acordo com o presidente do Iplan, Rafael Mansani, a audiência pública é uma etapa essencial no processo de planejamento urbano. “Nosso objetivo é garantir que a população tenha voz ativa nas decisões que envolvem o crescimento e o ordenamento da cidade. A inclusão de novas áreas no perímetro urbano deve ser debatida de forma transparente, com a colaboração de todos os setores da sociedade”.

Quem deseja participar da audiência deve preencher um cadastro prévio, que pode ser feito pelo formulário disponível no link: https://forms.gle/rasAv69Qxs7su2Tw9. Para os interessados em se manifestar durante o evento, é necessário realizar o credenciamento no mesmo formulário online.

Assessoria de Imprensa


O que significa ampliar o perímetro urbano e por que a participação da população é essencial no processo?

A inclusão de novas áreas no perímetro urbano significa ampliar os limites da cidade, incorporando regiões que atualmente são consideradas rurais. Essa mudança permite que essas áreas passem a receber investimentos em infraestrutura urbana, como rede de água, esgoto, iluminação pública e transporte, além de possibilitar novos loteamentos, comércios e serviços. Também há impactos fiscais e legais, já que os imóveis passam a seguir regras e tributações urbanas.

Por isso, a participação da população nesse processo é fundamental. A audiência pública permite que moradores, técnicos e representantes da sociedade discutam os impactos dessas mudanças no crescimento da cidade, garantindo mais transparência e equilíbrio nas decisões que envolvem o planejamento urbano e a qualidade de vida da população.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Confira os eventos esportivos em Ponta Grossa neste fim de semana
Torneios, recreação e atividades estão programados nos dias 23 e 24 em diferentes espaços da cidade
Saúde na Meia-Idade: O que muda no corpo e como manter o bem-estar
Entre 40 e 60 anos, o corpo passa por mudanças físicas e hormonais; hábitos saudáveis ajudam a manter bem-estar e qualidade de vida
Ultrapack realiza 3ª edição da Caminhada da Família neste domingo no Lago de Olarias
Ação da empresa faz parte das comemorações de 20 anos da loja e busca envolver colaboradores e diretores da companhia

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.