Homem tenta invadir STF com explosivos e morre na Praça dos Três Poderes

Francisco Wanderley Luiz, ex-candidato a vereador, detonou artefatos explosivos próximo ao STF; Polícia Federal investiga o caso e varreduras serão realizadas no local.

Homem identificado como Francisco Wanderley Luiz, ex-candidato a vereador em Santa Catarina, tentou invadir o STF com explosivos na noite desta quarta-feira (13). Francisco, que recebeu 98 votos nas eleições de 2020 pelo PL, aproximou-se da entrada do Supremo por volta das 19h30, próximo à estátua da Justiça, e detonou os artefatos. A explosão foi ouvida dentro do prédio, que foi evacuado após o ocorrido.

Investigação e segurança reforçada

A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar o caso e realizará varreduras nesta quinta-feira (14) nos prédios do STF e da Câmara dos Deputados. As atividades no STF serão retomadas a partir das 12h, mas o Senado Federal suspendeu os trabalhos.

O homem também era proprietário de um carro encontrado próximo ao Palácio do Planalto. A governadora em exercício do DF, Celina Leão, confirmou que o veículo estava registrado em seu nome. Durante coletiva, ela afirmou: “É o nome que está circulando na imprensa.” O governador do DF, Ibaneis Rocha, em viagem a Roma, declarou: “Maluco tem em todo lugar” e negou falhas na segurança.

Atitudes suspeitas no Congresso

Francisco foi visto circulando pelo anexo 4 da Câmara durante o dia do incidente, local que abriga a maioria dos gabinetes parlamentares. A entrada é liberada mediante passagem por detector de metais, mas sem revista minuciosa.

Em suas redes sociais, Francisco se apresentava como chaveiro, camelô e empreendedor. Horas antes das explosões, publicou mensagens ameaçadoras, mencionando a colocação de bombas em locais estratégicos. Ele também postou uma suposta foto no plenário do STF, cuja autenticidade está sendo investigada.

Repercussão no Congresso

No momento da explosão, a Câmara discutia uma PEC que amplia a imunidade tributária das igrejas. Alguns parlamentares criticaram a continuidade da sessão após o incidente, relembrando os ataques de 8 de janeiro na mesma região.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Renovação automática da CNH começa a valer nesta sexta (9) para bons condutores
Motoristas sem infrações nos últimos 12 meses terão o documento renovado gratuitamente e de forma digital, sem necessidade de ir ao Detran
Parque Estadual de Vila Velha amplia atrações e programação para o período de férias
Ao longo de todo o mês de janeiro, a Unidade de Conservação funcionará ininterruptamente, com vendas de ingressos até as 15 horas
Mulher grávida de gêmeas morre após passar mal em casa em Curitiba
Gestante de 29 anos estava no fim da gravidez; parto de emergência foi realizado, mas mãe e bebês não resistiram

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.