Ventos de 74 km/h atingem Ponta Grossa e frio intenso pode provocar geada no Paraná

Após os temporais, massa polar avança e deve causar o amanhecer mais gelado do ano na terça-feira
Foto: Geraldo Bubniak/AEN.

Entre a noite de domingo (22) e a manhã desta segunda-feira (23), uma frente fria passou causando temporais com rajadas de vento de mais de 93km/h e acumulados de chuva superiores a 70 mm em algumas regiões paranaenses. Ela segue sobre o Estado, trazendo temporais ao longo de segunda-feira e, assim que ela passar, uma massa de origem polar começa a atuar no Paraná. O frio será de temperaturas negativas – as mais baixas do ano até o momento – e pode causar até mesmo a geada negra. 

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as rajadas de vento mais fortes foram na madrugada de segunda: Santa Maria do Oeste, às 4h30: 93,9km/h; Ponta Grossa, às 3h: 74,1km/h; e Laranjeiras do Sul, à 0h15: 73,8km/h.

Os maiores acumulados de chuva entre 23h30 de domingo e 8h30 de segunda-feira foram em Cruzeiro do Iguaçu (72,8 mm, sendo 34,6 mm em apenas meia hora, por volta de 1h30), Laranjeiras do Sul (68 mm), e distrito de Entre Rios, em Guarapuava (62,6 mm, sendo 20,8 mm em apenas 15 minutos, por volta das 4h).

As temperaturas mínimas desta segunda-feira serão invertidas, ou seja, ao invés do amanhecer, devem ocorrer no final da noite (fim de segunda-feira, começo da madrugada de terça-feira). No Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, regiões de cidades como Palmas, General Carneiro e Guarapuava, as temperaturas caem a 0°C no final da noite, com sensação térmica negativa devido aos ventos. Há até uma chance baixa de uma rápida e passageira chuva congelada nestas regiões.

“Ao contrário da neve, que forma conjuntos de cristais de gelo que se agregam uns aos outros à medida em que caem em direção ao solo, a chuva congelada ocorre quando flocos de neve derretem parcialmente e atingem o solo como gotas de chuva congeladas, que ricocheteiam com o impacto. Tem uma chance isolada dela ocorrer devido a incursão rápida e intensa de ar frio, com presença de alguma umidade”, explica Furlan.

Geadas

O frio segue e a terça-feira amanhece com frio muito intenso, já que a massa de ar polar ganha intensidade e abrangência em todo o Estado e traz temperaturas negativas em muitas regiões. Será o dia mais gelado de 2025, até o momento, superando a última massa de origem polar que trouxe as primeiras temperaturas negativas entre o fim de maio e início de junho. 

A expectativa de formação de geada na terça-feira é mais intensa no Sudoeste e Oeste paranaenses, onde os ventos terão intensidade fraca, o que favorece a formação do fenômeno.

No Centro-Sul há a possibilidade de formação de geada negra localizada. “Este fenômeno é conhecido pelo congelamento da seiva das plantas, ou seja, o congelamento interno, somado ao frio intenso e aos ventos que sopram de moderada a forte intensidade, e também à baixa umidade relativa do ar. Ele provoca um aspecto escuro, de necrose das plantas, levando à morte das culturas”, detalha Furlan.

Volta das chuvsa na quarta

Segundo o meteorologista, ao longo da quarta-feira haverá o retorno das instabilidades no Paraná, com chuvas que ocorrem de moderada até forte intensidade pontualmente, com algumas trovoadas, a partir do início da tarde em cidades do Oeste, Noroeste e Sudoeste paranaense. “Essas instabilidades se espalham ao longo do dia para as demais regiões, podendo chover no final do dia ou durante a noite na Capital, de fraca ou moderada intensidade”, explica.

Na quinta-feira e na sexta-feira o frio diminui um pouco e o tempo segue instável, com baixa amplitude térmica, principalmente na metade Sul paranaense. Pode ocorrer chuva a qualquer hora do dia com alguns momentos de melhoria, e muita nebulosidade. Estão previstas tempestades localizadas e os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no Oeste e Sudoeste. Na faixa Central do Estado também podem ocorrer acumulados de chuva por volta de 50 mm e nas áreas de divisa com Santa Catarina, acumulados de 80 mm. 

Confira a matéria completa da Agência Estadual de Notícias

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Presidente da Câmara pede cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética
Hugo Motta enviou 20 representações por quebra de decoro, incluindo quatro contra o deputado, acusado de obstrução à Justiça e sanções contra o Brasil
Em busca de emprego? SINE Ponta Grossa oferece 332 vagas de emprego nesta segunda-feira, 18
Há oportunidades com e sem experiência, além de vagas destinadas a pessoa com deficiência (PCD)
Prefeitura e Plano Prever farão doação de 220 óculos de grau em Ponta Grossa
Cadastro para participar deve ser feito nos CRAS, mediante receita médica oftalmológica válida de até seis meses

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.