Faustão recebe novo coração em transplante após recusa de primeiro paciente

Apresentador recebe órgão após recusa por paciente do SUS.

Neste domingo (27/8), o apresentador Fausto Silva, popularmente conhecido como Faustão, passou por um transplante de coração bem-sucedido no Hospital Albert Einstein, situado na Zona Sul de São Paulo. O órgão, originalmente designado para o primeiro paciente da fila do Sistema Único de Saúde (SUS), foi recusado pela equipe médica, possibilitando assim a realização do procedimento em Faustão.

Faustão havia sido internado no mesmo hospital em 5 de agosto, devido a um quadro de insuficiência cardíaca. Após quase um mês de espera, ele recebeu o novo coração neste domingo, em um procedimento cirúrgico que, de acordo com um novo boletim médico, ocorreu sem complicações. Após a cirurgia, o apresentador teve que permanecer na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para observação e recuperação.

A equipe médica do Hospital Albert Einstein foi acionada durante a madrugada para iniciar o processo de avaliação de compatibilidade do coração do doador com o receptor. Um dos fatores cruciais foi o tipo sanguíneo, já que Faustão possui tipo sanguíneo B. A compatibilidade sanguínea é um elemento fundamental para o sucesso de um transplante.

A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo esclareceu, em nota encaminhada ao Correio, que a equipe transplantadora do paciente que ocupava a primeira posição da fila optou por recusar o órgão, o que abriu a oportunidade para o segundo paciente da lista, no caso, Faustão.

SUS banca 96% dos transplantes de órgãos no Brasil.

Em relação aos critérios para a distribuição de órgãos, o Ministério da Saúde se pronunciou por meio de nota, reforçando a igualdade da lista de espera para pacientes do SUS e da rede privada. A ordem de prioridade se baseia em critérios técnicos, levando em consideração a tipagem sanguínea, compatibilidade física e genética, além da gravidade do estado clínico de cada paciente. A nota do ministério explicou que a ordem de cadastro dos pacientes é um critério de desempate, e que aqueles em estado crítico recebem atendimento prioritário devido à urgência de suas condições médicas.

A Secretaria de Saúde de São Paulo também acrescentou que, para pacientes com tipagem sanguínea B, o tempo de espera por um transplante de coração varia entre 1 a 3 meses, podendo ser reduzido em casos urgentes devido à iminente condição de risco de vida.

Via G1 e com informações adicionais da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Renovação automática da CNH começa a valer nesta sexta (9) para bons condutores
Motoristas sem infrações nos últimos 12 meses terão o documento renovado gratuitamente e de forma digital, sem necessidade de ir ao Detran
Parque Estadual de Vila Velha amplia atrações e programação para o período de férias
Ao longo de todo o mês de janeiro, a Unidade de Conservação funcionará ininterruptamente, com vendas de ingressos até as 15 horas
Mulher grávida de gêmeas morre após passar mal em casa em Curitiba
Gestante de 29 anos estava no fim da gravidez; parto de emergência foi realizado, mas mãe e bebês não resistiram

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.