No dia 26 de maio de 2025, às 9 horas da manhã, o CAPS TM – Centro de Atenção Psicossocial, também conhecido como “CAPS do Jardim Carvalho” irá inaugurar a exposição “Memórias da Luta Antimanicomial – uma história ponta-grossense”, no saguão da Prefeitura Municipal.
A exposição conta com fotos e relatos dos pacientes do CAPS que são egressos do Hospital Psiquiátrico Franco da Rocha, cujo prédio foi recentemente demolido. A intenção é registrar as memórias dos pacientes que passaram por lá, e também saber qual foi a sensação deles em retornar ao Hospital demolido.
O evento é alusivo ao dia da luta antimanicomial, comemorado em 18 de maio. A revisão dos processos de tratamento em psiquiatria e saúde mental é um processo que começou há cerca de 20 anos no Brasil, e ainda está em consolidação.
Após a inauguração da exposição, será realizada a Assembleia dos Usuários do CAPS, um evento periódico em que os pacientes terão a oportunidade de debater sobre o CAPS na condição de usuários e de participantes da sua construção. Este tipo de participação social está previsto nas bases do Sistema Único de Saúde – SUS.
A inauguração será aberta ao público. A exposição permanecerá no saguão da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa para visitação da população nos dias que se seguem à inauguração, nos horários de funcionamento do paço municipal.
Assessoria de Imprensa