Exposição itinerante apresenta fotos históricas de Ponta Grossa

Mostra reúne imagens coletadas pelo projeto Cenas da Cidade em seis comunidades ponta-grossenses

Uma nova exposição itinerante começou a circular por Ponta Grossa, dessa vez com fotografias que contam parte da história local. A exposição ‘Cenas da Cidade’ pode ser vista na plataforma do Terminal Central, possibilitando o acesso do público às imagens inéditas digitalizadas pelo Museu Cenas de Ponta Grossa a partir de contribuições de moradores da Vila Nova, Guaragi, Itaiacoca, Periquitos e Comunidade Remanescente Quilombola Sutil, além do acervo da Paróquia Espírito Santo.

A iniciativa apresenta uma pequena parte das mais de mil imagens digitalizadas e catalogadas pelo projeto ‘Cenas da Cidade’, realizado pela Estratégia Projetos Criativos em parceria com a ABC Projetos Culturais. “Esta exposição reúne apenas uma parte das histórias que encontramos nesses territórios. São imagens que ajudam a compreender como as comunidades se organizam, convivem e constroem seus vínculos. Ao preservar e disponibilizar as fotografias de forma virtual, e agora presencial, reforçamos a importância desses sujeitos na constituição da cidade”, afirma o historiador Eduardo Terleski.

As fotografias, antes preservadas somente em álbuns familiares, acervos escolares e arquivos institucionais, retratam cenas do cotidiano, relações comunitárias, práticas estudantis, trajetórias pessoais e momentos que compõem a vida dos territórios registrados. Todas as imagens estão disponíveis no site www.museucenas.com.br.

A exposição, que conta também com QR Codes com a audiodescrição de cada painel, representa um recorte de registros que revelam dimensões históricas, sociais e culturais que nem sempre aparecem nas narrativas oficiais sobre Ponta Grossa. “Por meio das imagens, podemos visualizar modos de vida muitas vezes restritos ao âmbito doméstico ou comunitário, trazendo à tona práticas que demonstram o cotidiano de bairros e distritos, mas que raramente são documentadas por acervos institucionais”, conta a diretora geral do Museu Cenas, Alessandra Bucholdz.

A circulação dos painéis começou pelo Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), durante o 3º Festival Literário, Artístico e Cultural (FLAC), nos dias 12 e 13 de novembro.

Para Eduardo Godoy, diretor executivo do Museu Cenas, levar a exposição para diferentes espaços urbanos democratiza e amplia o alcance do trabalho. “Ao circular pelo Terminal Central e pela UTFPR, estas imagens tornam-se acessíveis a públicos distintos. Nosso objetivo é valorizar arquivos pessoais e dar visibilidade ao cotidiano das famílias que constroem diariamente a cidade, criando um panorama plural da memória local que amplie a compreensão sobre a diversidade de experiências que moldam a cidade”, destaca. Somente no Terminal Central, estima-se um fluxo médio diário de 40 mil pessoas.

O itinerário da exposição integra a etapa final do projeto Cenas da Cidade, que dedicou cinco meses à pesquisa, organização técnica e catalogação das imagens. O projeto é realizado com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura – Governo Federal, operacionalizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa.

Museu Cenas

Em funcionamento desde 2021, o Museu Cenas é um repositório digital que possui mais de 6 mil fotografias históricas de acervos públicos e particulares catalogadas, digitalizadas e disponíveis ao público de forma gratuita e virtual. As temáticas e épocas presentes nos arquivos são variadas e contam a trajetória da cidade e da população de Ponta Grossa através de locais, construções, eventos e pessoas. O acesso é gratuito pelo www.museucenas.com.br , onde o público pode fazer diversas pesquisas de maneira facilitada e simples.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Renovação automática da CNH começa a valer nesta sexta (9) para bons condutores
Motoristas sem infrações nos últimos 12 meses terão o documento renovado gratuitamente e de forma digital, sem necessidade de ir ao Detran
Parque Estadual de Vila Velha amplia atrações e programação para o período de férias
Ao longo de todo o mês de janeiro, a Unidade de Conservação funcionará ininterruptamente, com vendas de ingressos até as 15 horas
Mulher grávida de gêmeas morre após passar mal em casa em Curitiba
Gestante de 29 anos estava no fim da gravidez; parto de emergência foi realizado, mas mãe e bebês não resistiram

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.